Indicado pro ministro, doutor em geofísica será o novo diretor do Inpe

Ele assume a função em meio a uma onda de críticas do governo contra o instituto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 09:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Inpe

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, escolheu o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oficiais (Inpe). A nomeação de Clezio Marcos de Nardin, que atua no Inpe desde 1997, foi publicada nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial.

Clezio substitui Darcton Policarpo Damião, que estava no cargo de maneira interina desde agosto do ano passado, quando Ricardo Galvão foi demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro. O presidente acusou o Inpe de mentir sobre dados de desmatamento da Amazônia.

Darcton agora vai ocupar o cargo de assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC).

Clezio é engenheiro eletricista formado em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de doutor em Geofísica Espacial. Foi por três anos vice-diretor do International Space Environment Service (ISES) que é um organismo internacional dedicado ao Clima Espacial.

O nome dele foi escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada por um comitê responsável pela seleção dos candidatos. Foram nove postulantes no total. A lista tríplice não foi divulgada pelo governo.

Clezio terá mandato de quatro anos. Ele chega em um momento em que o governo federal está recebendo muitas críticas por conta das queimadas e desmatamento da Amazônia. O governo tem questionado dados do Inpe.

O vice-presidente Hamilton Mourão chegou a dizer que tem alguém dentr do Inpe que faz "oposição" ao governo e prioriza a divulgação de dados negativos. Vale ressaltar que os dados são públicos e podem ser acessados on-line.