Inep divulga resultado da pesquisa Conceito Enade 2019

A avaliação mede a qualidade dos cursos de educação superior no país

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 14:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (20) o resultado do Conceito Enade, avaliação que mede a qualidade dos cursos de educação superior no país. A pesquisa aponta que o desempenho dos estudantes de universidades públicas federais e de cursos presenciais são os melhores. 

Os resultados têm como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019, que avalia, a cada ano, um conjunto diferente de cursos. Entre os cursos que entraram na avaliação da edição passada estão medicina, enfermagem e engenharias.  

Nas universidades federais, 46% dos cursos ofertados alcançaram o conceito 4; e 24,1% conceito 5. Já as instituições privadas, 11% dos cursos obtiveram conceito 4 e 1,4% conceito 5. A maior porcentagem (40,9%) dos cursos em instituições privadas obteve conceito 2, ou seja, “abaixo da média”.

A classificação é feita seguindo uma escala de 1 a 5 a partir do resultado das provas. O conceito 3 é uma espécie de média. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebe conceitos 1 ou 2. Já os que obtiveram desempenho superior, recebem os conceitos 4 ou 5.

Em resumo, no ano de 2019, quase 144 mil estudantes das instituições de ensino públicas e provadas avaliadas se formaram em cursos com desempenhos 1 ou 2 no país. 

Avaliação dos cursos à distância

Apesar de serem a minoria dos cursos avaliados no ano de 2019, os cursos à distância também entraram na pesquisa. Nessa modalidade, 10,7% alcançaram o conceito 4 e 6,3% o conceito 5. Cerca da metade desses cursos ficou “abaixo da média”, 46% com conceito 2 e 5,3%, com conceito 1. Segundo o Inep, a educação a distância representa apenas 2% dos cursos participantes. 

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um exame composto de 40 questões feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. 

A prova é dividida em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas.

Com informações da Agência Brasil  Fonte: Agência Educa Mais Brasil