Inteligência Artificial impacta o dia a dia e afeta até uso do internet banking

As máquinas inteligentes estão entre os temas do seminário Humanize-se

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 17:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A Inteligência Artificial (IA) já está impactando a sociedade, tanto na forma de consumir notícias e planejar o dia a dia, como na maneira de comprar e interagir com os familiares e amigos.

A última pesquisa que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou neste campo, em 2016, mostra o Brasil com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.  Considerando a faixa etária, os indivíduos com idade entre 18 e 24 anos apresentavam a maior taxa de conexão: 85% deles estavam online. Já os brasileiros com mais de 60 anos apresentavam o menor índice, de 25%.

O celular continua a ser o principal aparelho para acessar a internet no Brasil. Em 2016, o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%).  Segundo o IBGE, 77,1% dos brasileiros possuíam algum celular.

Sistemas inteligentes já estão presentes no nosso cotidiano, porém, passam despercebidos. A inteligência artificial é a base para a grande maioria desses sistemas e, considerada obra de ficção até pouco tempo, está cada vez mais presente no dia a dia.

Algumas previsões da IA são mais fáceis de serem compreendidas. Segundo o Relatório de Tendências de Tecnologia do Future Today Institute, 2018 marca o início do fim do smartphone tradicional. 

A previsão é de que, na próxima década, as pessoas começarão a migrar para uma nova era de computação e equipamentos conectados, usando dispositivos vestíveis e interfaces invisíveis, como fones de ouvido com sensores biométricos, anéis e pulseiras com sensor de movimento, e óculos que gravam e mostram informações. 

Segundo Amy Webb, futurista e fundadora do Future Today, em 2021, 50% das pessoas em países desenvolvidos vão interagir com as máquinas usando apenas suas vozes.

Bilhões de dados

Com capacidade para processar bilhões de informações e transformá-las em dados estruturados, a IA já é usada para detecção do melhor diagnóstico de saúde, em buscas na internet, no combate ao terrorismo, na previsão de demanda para garantir que não falte produtos nas lojas, entre outras aplicações.

Uma das principais funcionalidades que IA tem explorado é o combate às fraudes. Bancos e grandes empresas com capacidade tecnológica se utilizam com grande intensidade de IA, especialmente para monitorar comportamentos anormais. 

Pelo sistema da instituição, é possível saber o IP do cliente, os dispositivos pelos quais se conecta, os horários mais comuns em que costuma fazer pagamentos e transações em suas contas correntes, assim como as funções dos aplicativos que mais utiliza. 

Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele, diz que a cada instante são desenvolvidos softwares que criam informações padrões de comportamento, com pontuação de atitudes a partir de dados estatísticos, que são recolhidos, armazenados e avaliados. 

“Os programadores definem o que é um procedimento ideal e instruem as máquinas para encontrarem o que foge desse modelo. Com pequenos ajustes nos sistemas e cada vez mais investimentos em tecnologias focadas em inteligência artificial, a eficiência no combate a todos os tipos de fraude tende a aumentar, como é caso dos envios de sms em massa, no qual todas as mensagens e links enviados são analisados antes da entrega ao cliente final, garantindo transparência e confiabilidade no processo”, acrescenta.

Seminário Humanize-se

No próximo dia 07 de novembro, o Fórum Agenda Bahia 2018 vai realizar o seminário Humanize-se, em Salvador, para discutir o advento da inteligência artificial e o quanto essa interação entre as máquinas e as pessoas vêm alterando as relações de trabalho e o cotidiano.

O seminário terá especialistas que vão apresentar ainda temas como o uso da criatividade nos novos tempos e a cultura maker, a versão tecnológica do ‘faça você mesmo’, que incentiva a inovação e o empreendedorismo a partir da cultura digital.

Este ano, a programação do Fórum Agenda Bahia também realizou o seminário Sustentabilidade do Agora, ocorrido em agosto; e contempla o Desafio de Inovação Acelere[se], que incentiva o desenvolvimento do ecossistema de inovação baiano a partir de um programa de aceleração para 8 startups do Estado.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador,  Consulado Americano, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio do Sebrae.

*Com Agência Estado