Iphan pede a retirada de pintura da Marinha no telhado do Farol da Barra

salvador
12.01.2019, 19:48:00
Atualizado: 12.01.2019, 19:48:54
(Foto: Divulgação)

Iphan pede a retirada de pintura da Marinha no telhado do Farol da Barra

Instituto diz que inscrição 'Marinha do Brasil' no Farol é irregular

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quer a retirada da pintura da Marinha do Brasil do telhado do Farol da Barra, tombado pelo órgão em 1938.

Em post no Instagram há 7 dias, a Marinha exibiu uma foto aérea do Farol da Barra com a inscrição ‘Marinha do Brasil’ pintada no telhado. 

“Finalizamos a primeira sexta-feira do ano com um dos mais belos cartões postais do Brasil, o Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra. A foto aérea mostra a recente alteração realizada no telhado, que agora sinaliza o nome ‘Marinha do Brasil’”, diz o post.

A assessoria do Instituto explicou que não houve solicitação junto ao Iphan para a pintura do telhado do Farol da Barra e que o superintendente do Iphan, Bruno Tavares, já está em contato com a Marinha, para que a situação se resolva. 

Técnicos do instituto vistoriaram o local na sexta-feira (11) e, “após diálogo e orientações junto aos responsáveis, irão encaminhar à Marinha do Brasil uma nota técnica que explica sobre a necessidade de aprovação de quaisquer intervenções em bens tombados junto ao Iphan, e também sobre a impossibilidade da permânencia da referida pintura”.

O Farol da Barra é administrado pela Marinha desde 1939, quando a União recebeu o imóvel por meio de um termo de cessão de uso para destinação própria.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Em nota, a Marinha informou que não foi notificada oficialmente pelo Iphan, mas que está tomando as providências julgadas cabíveis junto aos órgãos competentes para regularização da pintura. O órgão não detalhou que providências são essas. Reiterou que “entende que a pintura foi feita em material recentemente instalado, não danificando ou mesmo alterando o patrimônio cultural”.

A nota diz ainda que “as Organizações Militares na área do Comando do 2º Distrito Naval incorporaram a inscrição como sinalização do patrimônio da união sob administração da Marinha do Brasil”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/procon-quer-que-empiricus-explique-propaganda-e-fortuna-de-bettina/
Empresa tem 48 horas para apresentar documentos que compravam a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira da atriz/depoente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-ja-se-sabe-sobre-vingadores-ultimato/
O terceiro trailer do filme, lançado na última semana, revelou novos detalhes do figurino dos heróis e mostrou cena inédita da Capitã Marvel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-conhece-bettina-milionaria-de-22-anos-foi-o-assunto-da-semana-nas-redes-sociais/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-de-terceira-temporada-de-stranger-things/
3ª temporada de Stranger Things chega à Netflix em julho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-presenteia-trump-com-camisa-da-selecao-e-fala-sobre-comercio/
Na Casa Branca, presidentes também discutem temas como crise na Venezuela e entrada na OCDE
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-salvador-a-lider-religiosa-makota-valdina/
Enterro será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ha-muita-fake-news-no-brasil-diz-bolsonaro-a-emissora-americana/
Presidente foi questionado sobre investigações do caso Marielle Franco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saude-bucal-o-que-a-boca-tem-a-ver-com-as-emocoes/
Especialista ressalta a importância do diagnostico certo
Ler Mais