Iraque inicia ofensiva para capturar periferia de Mosul do Estado Islâmico

A ação é o segundo dia de um novo impulso para expulsar militantes do Estado Islâmico da metade ocidental da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 12:06

- Atualizado há um ano

(Foto: AFP/Ahmad Al-Rubaye)As forças policiais federais do Iraque avançaram aos arredores ao sul da cidade de Mosul nesta segunda-feira (20), no segundo dia de um novo impulso para expulsar militantes do Estado Islâmico da metade ocidental da cidade, enquanto o secretário de Defesa dos EUA inicia sua visita ao país para discutir a luta contra os terroristas. 

Apoiados por apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos EUA, policiais e tropas regulares do Exército lançaram uma ofensiva no domingo (19) para retomar o oeste de Mosul do Estado Islâmico após uma campanha de 100 dias que expulsou os militantes da metade oriental da cidade.

Helicópteros iraquianos foram vistos disparando foguetes na aldeia de Abu Saif no início destasegunda-feira, principalmente em uma colina com vista para o aeroporto da cidade e que fornece aos militantes uma linha de defesa natural nas abordagens do sul de Mosul. Ao meio-dia, as forças entraram na aldeia e ganharam o controle da colina estratégica, de acordo com um repórter da "Associated Press" que está integrado às forças do Exército. 

Separadamente, as forças policiais em veículos blindados estavam se movendo em direção a base militar de Gazlani, na periferia sudoeste da cidade.