'Irmã Dulce continua sonhando lá de cima em ajudar ao próximo', diz sobrinha da freira

Anjo Bom da Bahia será canonizado no próximo domingo (13)

Publicado em 11 de outubro de 2019 às 08:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Jorge Gauthier/CORREIO

A luz da santidade de Irmã Dulce é a esperança para que as obras sociais fundadas por ela saiam do vermelho. Essa é a esperança partilhada pela sobrinha de Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, que é atual superintendente das Osid. 

Confira o especial Pelos Olhos de Dulce

"Eu acho que, após a canonização, é necessário dar mais visibilidade à sua obra e poder realizar os sonhos que ela ainda continua sonhando lá do céu, de atender cada vez mais e melhor", afirmou Maria Rita em entrevista coletiva realizada no manhã desta quinta-feira (11), no Vaticano. Ela estava ao lado dos representantes dos cinco beatos que se tornarão santos no domingo.  (Foto: Jorge Gauthier/CORREIO) No ano passado, a Osid, que atende 3,5 milhões de pessoas de graça por ano, fechou com déficit de R$ 11,2 milhões. Maria Rita, que assumiu as obras desde 1992 quando a tia morreu, destaca que o maior desafio agora é investir na questão operacional. 

Sobrinha da freira, Maria Rita ressalta que a canonização acontecer agora - 27 anos após a morte de Dulce no terceiro mais rápido processo de santificação do mundo - será um bálsamo para as Osid.

"A canonização acontece em um momento que a obra precisa se reestruturar. Nos últimos 27 anos de ausência física de Irmã Dulce a parte de atendimento cresceu muito, mas a área operacional vem sendo muito sacrificada. Ela não cresceu muito e precisa de uma melhoria na qualidade. Agora, precisamos aproveitar esse apoio para melhorar as condições", reforçou a superintendente."Irmã Dulce dá uma lição muito importante para nós de que o poder não está no dinheiro. O poder está no amor em quando você ama e se doa a uma causa. Ela mostra de que dinheiro não tem valor. Você consegue tudo através do amor e da solidariedade. Essas são as lições que ela deixa para nós", afirmou Maria Rita.Questionada pela imprensa italiana sobre a coincidência da canonização de Dulce acontecer no mesmo momento do Sínodo da Amazônia, Maria Rita destacou o patriotismo de Dulce. 

"Ela era uma patriota e se preocupava com tudo que acontecia no Brasil. É uma coincidência importante pois sei que ela se preocuparia  com isso", disse a sobrinha da freira. Na coletiva, ela destacou ainda que autoridades como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ex-presidente José Sarney estarão em Roma para a canonização.

Além de Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo;  Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

* Jorge Gauthier é chefe de reportagem do CORREIO e está em Roma para fazer a cobertura da canonização de Irmã Dulce

* O projeto Pelos Olhos de Dulce tem o oferecimento do Jornal CORREIO e patrocínio do Hapvida.