Itaberaba: 14 idosos e 7 funcionários de asilo testam positivo para covid-19

coronavírus
02.06.2020, 21:54:05
Atualizado: 02.06.2020, 22:08:46
(Reprodução)

Itaberaba: 14 idosos e 7 funcionários de asilo testam positivo para covid-19

Idosos têm entre 70 e 100 anos; até agora, somente um deles apresentou sintomas do coronavírus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Quatorze idosos residentes da Associação Lar dos Velhos, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, testaram positivo para o novo coronavírus. Sete funcionários do local também estão infectados.

De acordo com a instituição, todos os moradores e trabalhadores passaram por testes rápidos nas últimas quinta (28) e sexta-feira (29).

Dentre os idosos infectados, apenas um apresentou sintomas e foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, informou a associação.

Apesar de possuírem comorbidades, como diabetes e hipertensão, os residentes da instituição de longa permanência para idosos têm bom quadro de saúde.

“Improvisamos um isolamento na capela da instituição no dia 20 de maio. Um idoso que apresentou sintomas foi colocado em isolamento no local. Após os testes do dia 28, ele foi encaminhado para a UPA, mas já está medicado e estável”, afirmou a administradora da instituição, Sandra Oliveira.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Itaberaba, Aline Barros, o único idoso sintomático apresentou os primeiros sintomas em 17 de maio. O Lar dos Velhos abriga atualmente 55 idosos e conta com 19 funcionários.

Ainda segundo o Lar dos Velhos, os idosos infectados possuem entre 70 e 100 anos e estão isolados dos demais em uma ala separada por gênero. São dez homens e quatro mulheres residentes com a doença.

Os funcionários que testaram positivo para a doença estão de quarentena em casa e também possuem um quadro estável. Eles são monitorados pela Secretaria de Saúde do município. De acordo com a instituição, os trabalhadores foram afastados logo após o diagnóstico. 

As visitas aos idosos do asilo foram suspensas em 15 de março, por isso, a administradora da instituição acredita que um funcionário tenha levado o vírus para o local. “A gente tinha o controle dentro da intuição, mas não tinha como controlar os funcionários.  Mas, ao certo, ninguém sabe como as infecções aconteceram”, disse Sandra.

A vigilância em saúde investiga a situação e traça os contatos dos infectados. Novos testes serão realizados na associação. De acordo com a coordenadora do órgão, a prefeitura de Itaberaba solicitou uma remessa de swabs nasais para o governo do estado no último sábado.

“Nesse caso, não vai ser a testagem rápida. Estamos fazendo a investigação para saber quantos idosos poderão ser testados com o material que será recebido”, afirmou Barros.

A primeira visita da vigilância em saúde do município ao asilo ocorreu em 20 de maio. Na ocasião, foi feita a triagem dos idosos do local. Além de monitorar todos os pacientes - mesmo aqueles com testes negativos, o órgão ainda presta assistência médica e dá apoio no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais aos asilo, que é privado.

*Com orientação da subeditora Clarissa Pacheco.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais