Jair Bolsonaro vai se filiar ao PL, confirma presidente do partido

Chefe do Executivo está há dois anos sem partido

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2021 às 18:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alan Santos / PR

O presidente Jair Bolsonaro vai disputar a reeleição em 2022 pelo Partilo Liberal (PL). O anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias, informou Waldemar Costa Neto, presidente da legenda.

Costa Neto é ex-aliado do PT, foi condenado e preso por participar do esquema do Mensalão.

Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (8), que está 99% certo para se filiar ao PL. As outras opções estudadas para filiação foram PP e Republicanos. 

A declaração foi dada à CNN Brasil. Segundo a TV, o presidente disse ainda que a "chance de dar errado [a negociação] é zero".

O chefe do Executivo ainda afirmou que na quarta-feira (10) terá reunião para tratar dos últimos detalhes com Valdemar, "e em seguida, marcar a data do casamento".

Em áudio enviado por assessores nesta segunda-feira, Valdemar disse que Bolsonaro tem conversado com os três principais partidos da base de sustentação dele no Congresso para que todos sejam atendidos.

"Hoje ele me informou que falou com o Ciro [Nogueira, do PP], e com os outros partidos. Temos que nos entender para que todos sejam atendidos. Política é isso. Hoje o PP tem a presidência da Câmara, amanhã, vamos querer ter essa presidência. Tem a eleição do Arthur e nós vamos apoiar? E depois de nós, vai vir o PRB (Republicanos) todos temos que crescer. Não pode ficar para trás. Se temos um grupo temos que estar unidos", disse Valdemar.

"Ele [Bolsonaro] falou comigo que falou com o Ciro hoje e o Ciro entendeu. Vamos tocar para frente o assunto e vamos entender quando vamos fazer essa filiação", continuou.