Jornalista lança em Salvador livro sobre vida de crianças-soldado na África

Evento acontece no Museu Palacete das Artes, no dia 9

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 10:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A jornalista baiana Carla Trabazo lança em Salvador no dia 9 de janeiro o livro “Kadogos: a vida de crianças-soldado na África Central e Oriental”. Publicado pela Lisbon Press no Brasil e em Portugal, o livro-reportagem traz histórias de jovens sequestrados por grupos armados, milícias e forças estatais em países como Uganda, República Democrática do Congo, República Centro-Africana e Sudão do Sul. O lançamento será no Museu Palacete das Artes, na Graça.

A palavra “kadogos”, que dá título ao livro, é uma expressão no dialeto suaíli para se referir às crianças-soldado, significando “pequenos, insignificantes”, maneira como são vistas em meio aos conflitos.

Metade das cerca de 260 mil crianças que atuam em milícias pelo mundo estão no continente africano e o livro aborda esse cenário. A obra traz os horrores pelos quais esses jovens passaram durante recrutamento e vivência com grupos armados como o Lord's Resistance Army (LRA). Também trata dos preconceitos que eles enfrentam quando conseguem voltar à sociedade, sofrendo hostilidades dentro da própria comunidade.

É o primeiro livro brasileiro publicado sobre o assunto, levantando um debate também sobre as sentenças impostas a comandantes de grupos armados no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Dominic Ongwen, um dos altos comandantes do LRA, foi sentenciado em maio a 25 anos de prisão por crimes de guerra e contra a humanidade.

Carla Trabazo é jornalista formada na Universidade Jorge Amado, em Salvador, e especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Trabalhou no CORREIO e organizações do terceiro setor, como Instituto Global Attitude. 

Serviço:Lançamento do livro “Kadogos: a vida de crianças-soldado na África Central e Oriental”Quando: 9 de janeiro (domingo), às 15hOnde: Museu Palacete das Artes