Judoca é expulso das Paralimpíadas e preso após agredir segurança

Atleta empurrou o homem que, na queda, sofreu fratura em uma costela

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2021 às 15:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rafal Burza/IJF.org

Um atleta de judô da Geórgia foi preso nesta segunda-feira (16) e expulso das Paralimpíadas após ferir gravemente um segurança em um hotel de Tóquio. De acordo com a polícia local, Zviad Gogotchuri empurrou o funcionário, que quebrou uma costela.

Segundo o site Kyodo News, o incidente ocorreu na quinta-feira (12), pela manhã, após o judoca e outros atletas serem alertados sobre perturbação de silêncio enquanto consumiam bebidas alcóolicas. Eles estavam hospedados no local para fazer quarentena, após um membro da delegação testar positivo para covid-19.

O segurança foi até o grupo e pediu para que fizessem silêncio. Na discussão, o homem, que teria mais de 60 anos, foi empurrado por Gogotchuri e, na queda, quebrou a costela.

Em nota, Gogotchuri confirmou o ocorrido e afirmou estar cooperando com as autoridades locais. "Este caso foi investigado e estamos desapontados em confirmar que o Sr. Gogotchuri agiu de forma desonrosa enquanto estava em quarentena. Ele será deportado e sofrerá sanções disciplinares também na Geórgia", diz.

"Estamos profundamente preocupados com o comportamento indigno e impróprio deste atleta, que não expressa a Geórgia, seu povo, nem é adequado para a recepção calorosa que nossos anfitriões japoneses e parceiros deram à nossa equipe", completou a entidade.

Gogotchuri, que tem deficiência visual, foi o primeiro atleta paralímpico da Geórgia a conquistar uma medalha, quando foi ouro nos Jogos do Rio-2016 no judô na categoria até 90kg.