Juiz australiano deu piores notas a Medina na disputa do bronze

Derrotas do brasileiro, que ficou de fora do pódio olímpico, deixaram compatriotas revoltados na internet

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 27 de julho de 2021 às 03:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Miriam Jeske/COB

Foi dureza de assistir. Quem torceu para Medina, ficou retado ao assistir às duas últimas baterias na Olimpíada de Tóquio. Depois de ser derrotado em disputa eletrizante contra o japonês Kanoa Igarashi na semifinal, ele voltou a perder na disputa do bronze para o australiano Owen Wright e ficou fora do primeiro pódio olímpico da história do surfe.

A bateria do bronze foi morna e acabou em 11.97 x 11.77 para o australiano. Quem assistiu à disputa provavelmente se perguntou o que Medina precisaria fazer para conseguir uma boa nota. Nem o belo aéreo que deu no meio da bateria foi suficiente para convencer os jurados de que tinha pego a melhor onda: ficou apenas com um 6.00. Abaixo dos 6.50 conquistados por Wright que acabaram sendo determinantes para a subida no pódio. As piores notas dadas a Medina foram de um compatriota de Wright, chamado Benjamin Lowe.

Ficou uma sensação de injustiça. O próprio brasileiro estava visivelmente abatido ao sair do mar. Questionado sobre as decisões do júri, preferiu dizer palavras comedidas, tão visivelmente sem jeito quanto a torcida no país, frustrada por não ver o melhor surfista do mundo na atualidade fora do pódio."É triste quando isso acontece. É difícil passar um ano treinando e se esforçando para chegar nisso, mas minha parte eu fiz. Fiz o meu melhor e é continuar trabalhando. Tem coisa que não dá para entender mas tinha que ser assim", disse Medina.Cinco juízes que julgaram as manobras na bateria do bronze: Luiz Pereira, do Brasil, Daniel Kosoof, da Nova Zelândia, Benjamin Lowe, da Austrália, Bruno Truch, da França, e Masato Kato, do Japão. Lowe foi quem deu as menores notas.

Na primeira onda, que Medina recebeu um 5,43, a nota de Benjamin foi um 5 cravado, que também foi igualado por Luiz Pereira. As outras notas foram 5,5, 5,8 e 5,8 - essa onda acabou sendo trocada até o fim da bateria e não contou.

Na segunda onda, Medina tirou 5,77. O australiano marcou 5,2 enquanto as outras notas foram 5,5, 5,5, 6,3 e 7. Na terceira onda, a que gerou toda a polêmica, Lowe marcou 5,3, enquanto as outras notas foram 5,8, 6, 6,2 e 6,8.

Mas o que será que especialistas em surfe têm a dizer? Medina foi roubado na cara dura mesmo ou os critérios se justificam? Está liberado ter raiva da arbitragem no Japão? E quem eram os jurados?

Editor-chefe do The Inertia, portal especializado em surfe, Joe Carberry afirmou ao site Surto Olímpico que a sensação de injustiça que ficou na torcida não tem base, pelo menos no que diz respeito à decisão tomada na semifinal.

 Para o especialista, a manobra de Igarashi foi "maior, mais limpa e aterrissou perfeitamente". Ele acredita ser improvável a tese que surfistas japoneses tenham notas maiores do que as dos rivais, já que os sete juízes são de nacionalidades diversas, inclusive um brasileiro (Luiz Pereira) e um japonês (Kato Massato)."Tenho um respeito imenso por Gabriel Medina, ele é um dos melhores competidores e vejo muito ele no circuito. Atualmente, ele está muito mais relaxado, aberto com a mídia, parece muito mais tranquilo e não tenho dúvidas que ele voltará a ganhar um circuito mundial", disse.Comentarista da TV Globo convidado especialmente para os Jogos, Teco Padaratz, bicampeão mundial do World Men's Qualifying Series e um dos ídolos do esporte no Brasil, afirmou que daria uma nota melhor ao brasileiro pelos aéreos que fez na semi."Eu particularmente, se fosse o juiz, valorizaria a queda do Gabriel por ser em um lugar mais difícil e se tivesse que dar uma nota maior ao Igarashi daria 0,1 ou 0,2, no máximo, porque elas foram muito parecidas - e não quase um ponto", disse Teco durante a transmissão.O fato é que não adianta chorar o leite derramado e, para os brasileiros, ainda há uma esperança. Logo mais, às 3h46, Ítalo Ferreira pode vingar Medina e enfrenta Kanoa Igarashi pela final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. É hora de canalizar a raiva e ranço.