Kieza é liberado pelo Vitória e já está a caminho do Botafogo

Atacante vai assinar contrato de dois anos com time alvinegro

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 15:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Foi realmente uma novela mexicana, mas com os capútulos escritos aqui no Brasil, mesmo. Há 15 dias, Kieza teve a sua transferência para o Botafogo praticamente descartada. Mas nesta sexta-feira (26), ela correu muito rapidamente. E o camisa 9 do Leão já está a caminho do Rio de Janeiro para se apresentar ao alvinegro.

A informação foi confirmada pelo próprio Botafogo através do seu site oficial. "Acertamos tudo com Kieza e já tivemos um 'OK' do Vitória. O atleta chegará no fim de semana (domingo) e fará exames na próxima segunda-feira (29)", disse o vice-presidente de futebol do alvinegro, Gustavo Noronha na nota divulgada pelo clube.

O diretor de futebol do rubro-negro, Erasmo Damiani, confirmou ao CORREIO que a negociação estava adiantada. Segundo apurado, Kieza, que tinha contrato com o Vitória até o final deste ano, vai para o Botafogo em definitivo. Lá, assinará um vínculo até o final de 2019. Os detalhes do acordo para que o rubro-negro liberasse o atleta não foram revelados.

Ao CORREIO, o diretor de futebol do Botafogo, Anderson Barros, disse que algumas garantias serão dadas ao Leão: "Estamos propondo um contrato que favorece a todos. A gente protege o Vitória em negociações futuras, para que não tenha nenhum tipo de prejuízo com essa negociação por Kieza, por exemplo", disse o dirigente, responsável pela contratação do atacante pelo rubro-negro, em 2016, quando era diretor de futebol do clube.

Em coletiva no dia 11 de janeiro, o técnico Vagner Mancini revelou que o Vitória tinha chegado a negociar o atleta não apenas com o Botafogo, como também com o Vasco, mas que a diretoria e o próprio jogador tinham decidido pela manutenção do contrato.  

"Kieza esteve para sair, mas acabou ficando por vontade do jogador e também porque a gente não pode se desfazer de um jogador como ele facilmente. (...) O atleta manifestou interesse em continuar em Salvador e jogar no Vitória, em apagar o ano de 2017", afirmou Mancini na ocasião.  

Kieza iniciou a pré-temporada no dia 3 de janeiro, junto com o elenco, e foi titular no empate em 2x2 com a Juazeirense, na estreia do Campeonato Baiano, quando saiu vaiado pela torcida, no Barradão. Ele também começou em campo nos dois primeiros jogos fora de casa do ano, nos triunfos contra Globo (2x1), pela Copa do Nordeste, e Vitória da Conquista (2x0), pelo estadual. Ainda não balançou a rede em 2018. 

Erasmo Damiani também falou sobre outros assuntos. Confira trechos da entrevista coletiva:

Saída do zagueiro Wallace:

"Zagueiro é uma posição bem complicada no Brasil. Sempre falo que jogador de futebol não é que nem um animal, um frango, que você compra em Florianópolis, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, em qualquer lugar e tem selo de qualidade. Tem jogador de futebol que você contrata por ter jogado em certo clube e aqui ele não se desenvolve. Tem que minimizar os erros nas contratações. Às vezes a loucura é feita quando você perde um jogador, tenta contratar e não minimiza o erro. Zagueiro é uma posição que estamos tentando qualificar. Não contávamos com a saída do Wallace. Semana passada existiu uma procura, não foi oficial, contato com o Grêmio. Nós já estávamos buscando zagueiros. Jogadores foram mapeados, na terça-feira recebemos uma situação do Grêmio para responder em 48 horas se ficaríamos ou não com Wallace. Qualquer proposta de clube europeu a gente não consegue competir. Dentro do Vitória não tem como assumir o compromisso e depois não honrar. Entendemos que não tinha como".

Interesse no zagueiro Walisson Maia, do Coritiba:

"Estamos tratando alguns nomes. Temos interesse no Walisson Maia. Tem outros jogadores. Mas a maioria está em clubes. Tem atleta de fora, estamos recebendo informações do centro de inteligência. Temos que buscar informações dos atletas de fora, como estão, se teve lesão, postura. Não é da noite para o dia que se consegue trazer um atleta. Amanhã ou segunda pode ter (alguma novidade), assim esperamos, mas não posso garantir que vá acontecer. Gostaria que acontecesse".

Procura do Cruzeiro pelos atacantes Luan e Flávio, da base:

"O Flávio, nós fomos procurados no dia em que estávamos voltando do jogo contra o Globo (16 de janeiro). Um diretor da base do Cruzeiro ligou perguntando se poderíamos emprestar Luan e Flávio para jogarem a Libertadores (Sub-20). Nós falamos que não, até porque estamos trazendo os jogadores para o profissional. Flávio e Luan têm contrato com o clube até 2019. Existem umas atitudes antiéticas no futebol. O atleta tem contrato com o clube e procura-se o representante do atleta para, daqui a pouco, falar que já tinha feito um acordo com o atleta e com o clube (Vitória), para uma liberação. Nós nunca fomos procurados pelo Cruzeiro. E se o Cruzeiro tem interesse no atleta, faça como fizeram com o David, vieram ao clube e disseram: ‘Temos interesse no David, pode acontecer isso? O que vocês pensam?’ Esse é o caminho do futebol. Flávio tem contrato, estou conversando com o representante dele, até para ele me explicar uma situação que tinham passado pra ele, de que já tinha sido conversado com o Vitória"

Tréllez e São Paulo:

"(Sobre) Tréllez existe uma proposta do São Paulo e uma resposta do Vitória. Desde o começo a resposta não mudou. Se pagar o que tem que ser pago à vista, o Vitória pode fazer o negócio. Não adianta vir com outras propostas. O Vitória sempre foi muito claro. Contamos sempre com a permanência do atleta. Mas tem que estar preparado caso ocorra uma venda. Mas continua a mesma coisa dos últimos dias, não evoluiu nada. Continuamos na mesa. O atleta está tranquilo, treinando, participa do dia a dia. Sabe que se for acontecer, acontecerá dentro do estabelecido pelo Vitória".

Pagamento pela negociação de David:

"O Cruzeiro sinalizou que vai fazer o pagamento. David ainda pertence ao Vitória, a gente espera que hoje tenhamos o gran finale".

Interesse em Giovanni Augusto, do Corinthians:

"Essa posição de meia é um grande problema do futebol brasileiro. Scarpa foi disputado por um monte de clube. É uma posição complicada de achar. Estamos analisando, olhando. Trazer para satisfazer parte da torcida, e trazer um jogador que vai ser mais um, é um pouco complicado. Sabemos da necessidade, temos jogadores mapeados, mas esbarramos na concorrência do mercado. Esticamos a corda até um ponto, e perde por questões de orçamento. Às vezes perde jogador por essa questão. Estamos analisando, assim que tivermos uma coisa mais adiantada vamos trazer. É uma posição que me preocupa bastante. Hoje estou com o semblante um pouco melhor. Primeiro queríamos renovar com os jogadores, entender o orçamento do clube, agora conseguimos algumas coisas. Giovanni Augusto interessa a qualquer clube do país. Problema é a questão salarial. Mesmo que ofereça pagar 50%, é acima do que a gente pode pagar. Mas é um jogador interessante".