Lacen inaugura nova ala e dobra capacidade de testes para covid-19

coronavírus
24.04.2020, 12:31:07
(Foto: Divulgação)

Lacen inaugura nova ala e dobra capacidade de testes para covid-19

Com entrega de novo prédio, Lacen passa a ser o maior laboratório estadual do Brasil em capacidade de realização de exames

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A capacidade de processamento de testes para o novo coronavírus mais do que dobrou  no Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de  Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com a entrega, nesta sexta-feira (24), de uma nova ala no Lacen, a capacidade de testes por dia passou de 400 para 1.000. Segundo a Sesab, o Lacen é, agora, o maior laboratório do Brasil em capacidade de realização de exames para covid-19.

“O investimento superior a R$ 2 milhões, em obras e equipamentos, tornou o Lacen o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizado de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

O primeiro pilar, que é o diagnóstico, compreendeu a construção do prédio da nova ala, a ampliação do laboratório de biologia molecular, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de insumos.

"Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”, acrescentou Vilas-Boas.

De acordo com a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, a unidade tem recebido uma média de 400 exames diariamente, e, com a ampliação, a expectativa é atender até mil pacientes por dia.

“Essa nova ala comporta não apenas o setor de biologia molecular, que faz todos os exames de coronavírus, HIV, hepatites e outras doenças, mas, também na parte superior, está montado um laboratório de vigilância sanitária, que faz análises químicas de água, de alimentos, produtos de limpeza, entre outros produtos”, disse.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas