Lançamento de edital de ponte Salvador-Itaparica é adiado

Governador diz que decisão foi executada para ter mais concorrência na licitação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 03:30

- Atualizado há um ano

O lançamento do edital da ponte Salvador-Itaparica, que ocorreria no dia 15 de abril, foi adiado. De acordo com o governador Rui Costa, a ação foi realizada após duas empresas interessadas no empreendimento solicitarem que a data fosse postergada. "Como eu quero a maior concorrência possível, nós dilatamos o prazo para receber outras propostas e aí formular a definitiva, que vai a leilão", afirmou.

Segundo Rui, o governo já recebeu uma proposta completa de mudança de estrutura e outra financeira, mas ele admite ter uma certa cautela por parte das empresas por ser um investimento alto. "Não são R$ 7 milhões, são R$ 7 bilhões. Esse nível de investimento precisa passar por diversos níveis hierárquicos, o governo precisa comprovar de forma muito clara que o investidor terá o retorno ao longo dos 30 anos definidos no edital para que as empresas invista", explicou.

Rui negou que o adiamento do edital tenha ligação direta com as eleições de 2018. A tese de que as empresas estariam aguardando os resultados de outubro ventilou, mas o governador admite que a insegurança do Brasil é uma variável que as empresas precisam analisar. "Eu diria que isso (insegurança do Brasil e eleições de 2018) vai compor o rigor com que eles estão analisando. É evidente que o fator insegurança influencia na tomada de decisões".