Laterais e volantes são principais carências do Vitória para 2019

Dissecamos o elenco do Leão, que se apresentou com apenas 15 jogadores no time principal

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Mesmo com uma análise rápida do elenco rubro-negro, já é possível concluir: está faltando gente. O grupo se reapresentou com apenas 15 jogadores e, ainda que considerando a adição do time sub-23, algumas posições seguem carentes.

O setor que mais preocupa são as laterais. Na direita, com a renovação de Jeferson por mais um ano de empréstimo, Marcelo Chamusca ganhou uma opção com mais experiência. Em 2018, ele fez 30 partidas na Série A.

A reserva tem apenas um atleta sub-23: Cedric, 20 anos. Em compensação, ele é testado: já fez nove partidas pelo time principal, sendo oito na última temporada.

Na lateral esquerda, a mesma coisa. Com a saída de Fabiano para o Coritiba, Benítez é a única opção. Ainda assim, com contrato até junho e sem ter feito uma grande temporada em 2018 – foram apenas oito jogos, já na reta final.

Olhando para o sub-23, a opção para a lateral esquerda é ainda mais “verde” que a da direita. Mateus Rodrigues, 19 anos, só fez um jogo pelo time principal - contra o Sport, na Série A do ano passado.

Outra preocupação é a posição de volante. Sem Willian Farias, que rescindiu contrato, as únicas opções são Léo Gomes e Rodrigo Andrade, ambos de 21 anos. Rodrigo terminou a temporada passada com uma luxação no ombro direito e começa a atual em tratamento.

No sub-23, há três opções para volante: Farinha, Hebert e Ronald. Nenhum deles disputou partidas pelo time principal.

Na zaga, Lucas Ribeiro está a serviço da seleção sub-20 e será desfalque pelo menos até o dia 25 de janeiro. Se o Brasil avançar de fase, a baixa se estende até 10 de fevereiro. Serão sete partidas neste intervalo.

Além dele, Chamusca tem como opções Thales – um dos três reforços –, Ramon e Ruan Renato. Os dois últimos terminaram 2018 em baixa, sem serem sequer relacionados. Apesar de ter se apresentado com o time de aspirantes, Bruno Bispo tem boa experiência no time principal e pinta como favorito à titularidade.

Andrigo, contratado, e Yago podem atuar tanto na armação pelo meio como pelas pontas. Ruy, que ainda não se apresentou, é reforço para a criação pelo meio e Erick é virtual titular nas beiradas.

Com Jhemerson, Nickson e Luan, que se apresentaram com o sub-23, mas têm experiência no time principal, Chamusca tem boas opções para as pontas e o meio.

Para a camisa 9, o técnico está cheio de opções, mas só Léo Ceará foi testado e aprovado. Eron, 20 anos, do sub-23, é o principal concorrente dele pela vaga. Isso porque Maurício Cordeiro e Walter Bou, contratados no meio do ano passado, terminaram a temporada sem espaço. O argentino, inclusive, deve ser negociado antes da estreia em 2019.

No gol, são três opções se for contado também Caíque, que treina entre os aspirantes. Elias, apesar de ter contrato, não está nos planos.

ELENCO DO LEÃO

Goleiros

João Gabriel Ronaldo Caíque (sub-23)

Laterais

Jeferson Cedric (sub-23) Marcelo Benítez Mateus Rodrigues (sub-23)

Zagueiros

Lucas Ribeiro Thales Ramon Ruan Renato Bruno Bispo (sub-23)

Volantes

Leo Gomes Rodrigo Andrade

Meias

Andrigo Yago Ruy (ainda não se apresentou) Jhemerson (sub-23) Nickson (sub-23)

Pontas

Erick Luan (sub-23)

Atacantes

Léo Ceará Maurício Cordeiro Walter Bou Eron (sub-23)