Lateral esquerdo Renan Luís é o novo reforço do Vitória para a Série B

Ex-Figueirense, jogador já está regularizado e pode estrear contra o Londrina

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 23 de setembro de 2021 às 08:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação ECVitória

Tem cara nova na Toca do Leão. Trata-se do lateral esquerdo Renan Luís, novo contratado do Vitória para reforçar o time no restante da Série B. O jogador de 31 anos foi anunciado oficialmente pelo clube e já teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ou seja, está regularizado e apto para estrear. 

Renan Luís estava disputando a Série C com o Figueirense, clube que defendia desde novembro do ano passado. Na atual temporada, ele vestiu a camisa da equipe catarinense em 24 oportunidades, 23 delas como titular. Destas, 14 foram pela terceira divisão nacional. A última vez que ele entrou em campo foi na sexta-feira (18), quando o alvinegro venceu o Botafogo-SP por 2x1. 

O lateral esquerdo rescindiu contrato com o Figueirense para assinar com o Vitória até o final da Série B. A uma rodada de encerrar a fase classificatória da Série C, a equipe catarinense já não corre risco de rebaixamento nem tem chance de avançar no torneio.  

Renan Luís também já defendeu América-RN, Sampaio Corrêa, Guaratinguetá, São Caetano, Ponte Preta e Ceará. Ele chegou a Salvador na quarta-feira (22), realizou exames médicos e até acompanhou de perto o empate de 0x0 com o Coritiba, no Barradão. O primeiro treino dele na Toca do Leão foi realizado nesta quinta (23).

Lacuna Renan Luís chega para preencher uma lacuna no elenco rubro-negro. Após a saída de Pedrinho, Roberto passou a ser o único lateral esquerdo à disposição do técnico Wagner Lopes.

A carência da posição fez o treinador improvisar o zagueiro Mateus Moraes no jogo contra o Operário, na 22ª rodada, porque Roberto havia levado o terceiro cartão amarelo e estava suspenso.

Na ocasião, o defensor deu conta do recado e ainda marcou o gol da vitória por 1x0. A 13 rodadas do fim da Série B, o Leão luta contra o rebaixamento e precisava não apenas de peça de reposição, como também de alguém para gerar competitividade pela vaga.

O planejamento para a lateral esquerda precisou ser refeito após o imbróglio envolvendo Pedrinho. Revelado na Toca do Leão, o jogador se tornou um dos destaques do elenco na temporada. Titular absoluto com Rodrigo Chagas, ele passou a disputar posição com Roberto após a demissão do treinador anterior e a chegada de Ramon Menezes. 

Aproveitado apenas na estreia do atual técnico Wagner Lopes, Pedrinho foi negociado com o Athletico-PR em agosto e virou protagonista de uma briga entre os clubes que chegou à esfera judicial. De acordo com a diretoria rubro-negra, o acerto era que o jogador seria vendido ao Furacão e defenderia o Leão por empréstimo até o final da Série B. No entanto, isso não aconteceu e a equipe paranaense ainda alega ter assinado com o jogador quando ele já estava livre no mercado e que, portanto, não tem que pagar por ele.  

Renan Luís está à disposição para estrear contra o Londrina, próximo adversário do Vitória e concorrente direto na luta contra o rebaixamento. O rubro-negro é 17º colocado, com 25 pontos, e a equipe paranaense tem 24, em 18º lugar. O jogo será sábado (25), às 16h, no estádio do Café, em Londrina (PR).