Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 8 de outubro de 2021 às 18:55
- Atualizado há 2 anos
Quatro caminhões de lixo cor-de-rosa começarão a circular em Salvador a partir desta sexta-feira (8) como parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população a cerca do câncer de mama e colo de útero. A iniciativa é da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Prefeitura. >
O tema escolhido para este ano é “Um toque de Cuidado” e tem o objetivo de sensibilizar as mulheres para a necessidade de realizar o autoexame e obter um diagnóstico precoce. >
"A Limpurb escolheu o tema 'Toque de Cuidado' para sensibilizar a mulher para realizar o autoexame de toque. Então os caminhões vão passar pela cidade transmitindo essa mensagem", disse Omar Gordilho, presidente da Limpurb>
Além disso, durante todo o mês de outubro, as agentes de limpeza usarão um fardamento especial, também na cor rosa. >
A cerimônia de entrega dos equipamentos estilizados ocorreu na tarde desta sexta e também contou com a presença da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que falou sobre a importância da campanha.>
"Quando você coloca um caminhão que vai rodar a cidade inteira, conseguimos levar essa mensagem para todas as mulheres, inclusive de modo inclusive não verbal. As pessoas começam a perguntar, pesquisar, tentar entender o tema, e acabam se apropriando do assunto", comemorou a vice-prefeita.>
A gari Marli Pereira da Conceição , 55, comemorou a chegada dos caminhões e dos uniformes cor-de-rosa. "Eu achei muito importante participar dessa ação. Que esses caminhões sejam um incentivo para que as mulheres façam o autoexame. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior serão as chances de cura.">
A opinião é compartilhada pela colega Liliane Nascimento Santos, 37. "É importante para incentiver as mulheres a fazer o autoexame. Quando o caminhão passar que seja um lembrete para que elas tenham esse toque de cuidado e façam o quanto antes os exames preventivos.">
A ação faz parte do calendário da Limpurb e acontece todos os anos. Ao longo do mês, todas as funcionárias participarão de palestras sobre a saúde da mulher.>
Campanha Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. >
No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso entre outros.>