Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Campanha visa conscientizar a população a cerca do câncer de mama e colo de útero
Da Redação
Publicado em 8 de outubro de 2021 às 18:55
- Atualizado há um ano
Quatro caminhões de lixo cor-de-rosa começarão a circular em Salvador a partir desta sexta-feira (8) como parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população a cerca do câncer de mama e colo de útero. A iniciativa é da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Prefeitura.
O tema escolhido para este ano é “Um toque de Cuidado” e tem o objetivo de sensibilizar as mulheres para a necessidade de realizar o autoexame e obter um diagnóstico precoce.
"A Limpurb escolheu o tema 'Toque de Cuidado' para sensibilizar a mulher para realizar o autoexame de toque. Então os caminhões vão passar pela cidade transmitindo essa mensagem", disse Omar Gordilho, presidente da Limpurb
Além disso, durante todo o mês de outubro, as agentes de limpeza usarão um fardamento especial, também na cor rosa.
A cerimônia de entrega dos equipamentos estilizados ocorreu na tarde desta sexta e também contou com a presença da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que falou sobre a importância da campanha.
"Quando você coloca um caminhão que vai rodar a cidade inteira, conseguimos levar essa mensagem para todas as mulheres, inclusive de modo inclusive não verbal. As pessoas começam a perguntar, pesquisar, tentar entender o tema, e acabam se apropriando do assunto", comemorou a vice-prefeita.
A gari Marli Pereira da Conceição , 55, comemorou a chegada dos caminhões e dos uniformes cor-de-rosa. "Eu achei muito importante participar dessa ação. Que esses caminhões sejam um incentivo para que as mulheres façam o autoexame. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior serão as chances de cura."
A opinião é compartilhada pela colega Liliane Nascimento Santos, 37. "É importante para incentiver as mulheres a fazer o autoexame. Quando o caminhão passar que seja um lembrete para que elas tenham esse toque de cuidado e façam o quanto antes os exames preventivos."
A ação faz parte do calendário da Limpurb e acontece todos os anos. Ao longo do mês, todas as funcionárias participarão de palestras sobre a saúde da mulher.
Campanha Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama.
No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso entre outros.