Livro Heróis de 59 será lançado nesta quarta (10), na Fonte Nova

Obra relembra fatos e curiosidades da campanha do Bahia na conquista da Taça Brasil

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 10 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Acervo Nestor Mendes Jr.

É difícil encontrar um torcedor apaixonado pelo Esporte Clube Bahia que não saiba ou se lembre da conquista do primeiro Campeonato Brasileiro, disputado em 1959, contra o Santos de Pelé. E é na intenção de resgatar as memórias da Taça Brasil que o jornalista e escritor Antônio Matos, 71 anos, escreveu o livro Heróis de 59. 

A obra será lançada nesta quarta-feira (10), em evento realizado na Arena Fonte Nova, às 18h30, e reúne desde fatos e acontecimentos durante a campanha de 14 jogos do Bahia até perfis que contam as histórias dos heróis - como define Matos - que formavam o elenco tricolor.  Elenco do Bahia desembarca no Rio de Janeiro para confronto com o Vasco da Gama, pelas semi-finais da Taça Brasil (Foto: Acervo Nestor Mendes Jr.)  "Me baseei em muitas reportagens da época, muitas delas de um programa do radialista Mario Freitas, que passava na Rádio Cruzeiro. Ele também entrevistou diversos jogadores da época de 59, como Marito (1932-2011) e Leone (1931-2011). Isso me ajudou a montar o livro”, explica o autor.  Marito, já de roupa trocada, e Beto, ainda de uniforme, posam com o troféu da Taça Brasil (Foto: Arquivo CORREIO) Imersão  Com quase 300 páginas, a obra é resultado de seis anos de pesquisa desenvolvida por Matos. O autor foi até os outros estádios que fizeram parte da campanha do Bahia, em cidades como Maceió, Rio de Janeiro e Santos, onde conversou com representantes dos clubes e visitou bibliotecas para juntar material. “A pesquisa eu fiz por conta própria, visitei muitos lugares”, conta.

O autor também se baseou em diversos documentos oficiais de jogo, como súmulas de partidas e fichas técnicas das equipes, fornecidas pelos clubes, jornalistas e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Capa do livro Heróis de 59, de Antônio Matos (Foto: Reprodução) O período em que deixou Salvador para estudar mais sobre o contexto do campeonato foi fundamental para fazer o texto, afinal Antônio tinha apenas 12 anos quando viu o Esquadrão ser campeão: “ Apesar de ser torcedor do Ypiranga, me encantei com o time de 59. Era um time praticamente imbatível”.

Apesar da temática da obra agradar muito mais os torcedores do Bahia, Antônio Matos acredita que toda essa pesquisa resumida em um livro agrada “qualquer um que goste de ler e de futebol”, completa. 

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira