Lula adia entrevista coletiva após STF pautar suspeição de Moro

brasil
09.03.2021, 12:59:30
(AFP)

Lula adia entrevista coletiva após STF pautar suspeição de Moro

Primeiro pronunciamento do ex-presidente após decisão do ministro Edson Fachin foi remarcado para amanhã (10)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou, para quarta-feira (10), a entrevista coletiva que daria nesta terça-feira (9) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O motivo do adiamento foi a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de pautar a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no âmbito da Operação Lava Jato. Esse seria o primeiro pronunciamento de Lula após os últimos acontecimentos.

Caso ocorra a condenação de Moro, todas as provas colhidas nos processos contra Lula que tramitaram na 13ª Vara Federal de Curitiba ficariam anuladas. E toda e qualquer investigação contra ele teria que recomeçar do zero.

As condenações contra o ex-presidente já tinham sido canceladas nessa segunda (8), por determinação do ministro Edson Fachin. Ele considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Operação Lava Jato, não tinha competência para julgar o petista. Com isso, Lula retomou seus direitos políticos e poderá disputar eleições.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas