Luz indireta é cada vez mais usada em projetos; saiba como usar

Iluminação traz aconchego

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 11 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Foto: Marcelo Negromonte / Divulgação)

Todo arquiteto sabe que a iluminação é uma ferramenta fundamental em qualquer projeto. Aplicada de forma estratégica, a luz pode modificar completamente a percepção do ambiente, e na atualidade a utilização da iluminação pontual e indireta é uma das principais tendências. Presente em grande parte dos ambientes em exposição na edição 2018 da Casacor, profissionais que participam da mostra indicam as modalidades como ferramenta para trazer requinte, calma e aconchego sem aumentar a temperatura.

A característica principal desse modelo de iluminação é o direcionamento. Enquanto a luz direta é posicionada de cima para baixo, a indireta é posicionada contra o teto ou parede, refletindo a claridade de forma mais suave. De acordo com especialistas, o uso de peças indiretas já é uma realidade na Europa há alguns anos, tendo se destacado principalmente nas mostras de arquitetura e decoração da Itália. 

Contudo, o mercado nacional vem se adaptando e a estratégia da luz indireta caiu no gosto dos consumidores, predominando este ano nos projetos apresentados na Casa Conceito e Casacor.

As peças que incorporam o estilo de iluminação são diversas, no Loft 9, da Casacor, batizado de Para Ficar Até Tarde. As arquitetas Gabriela Ahringsmann e Paula Risério buscaram um item chamado “perfil de embutir”, que são peças em led que trazem uma estética cênica para o ambiente. “Exploramos esse conceito, pois o clima do cômodo se torna mais confortável”, dizem. “O ‘perfil’ é uma peça versátil, pois ela pode ser direcionada, por exemplo, para ressaltar alguns aspectos da decoração ou locais específicos do ambiente”, explica Gabriela. A arquiteta ainda cita que o uso de um abajur, luminária ou arandela, incidindo pontualmente sobre uma área do cômodo que vale ser destacada, pode funcionar muito bem.  Sustentável

Para projetar a iluminação do apartamento Azul da Cor do Mar, a arquiteta Ana Cervino utilizou a política de pontuar a luz nos “locais que realmente importam”, de olho no aspecto sustentável do projeto. “O nosso espaço contou com uma grande janela que permite o uso da iluminação natural durante o dia, e essa foi uma preocupação que tivemos na distribução dos pontos de luz”, explica.

Para a noite, a arquiteta adicionou luminárias próximas à cabeceira da cama e na escrivaninha, buscando suprir a necessidade de luz sem comprometer os aspecto cênico do ambiente geral. Apesar de reconhecer que a presença da iluminação indireta nos ambientes tem se tornado cada vez mais comum em função da tendência de criar um clima de tranquilidade e desaceleração para quem adentra o ambiente decorado, em contraste à vida acelerada que vivemos na atualidade, Ana ressalta que o trabalho deve ser coordenado com as necessidades do cliente que nem sempre se adapta à proposta. “Cada pessoa tem um tipo de demanda. Um idoso, por exemplo, que precisa de mais visibilidade pode não se dar tão bem com a luz indireta. A proposta traz um charme, mas a necessidade do cliente deve estar sempre em primeiro lugar”, finaliza.

Aprenda como usar

Luminárias Arandelas, luminárias de mesa, de piso ou pendentes são opções para criar o efeito de iluminação indireta nos ambientes.  É importante que a lâmpada não esteja visível e a luz incida sobre a superfície, propagando a claridade.

Forro A possibilidade de instalar a iluminação em forros de gesso é uma alternativa bem conhecida. Com o forro rebaixado, é possível posicionar lâmpadas ou as fitas de led, que estão em evidência. 

Móveis A luz indireta também pode ser aplicada de forma embutida na mobília, refletindo a claridade contra partes das peças ou contra as paredes.

Chão A estratégia de iluminação cênica nos pisos é bastante utilizada, principalmente em ambiente externos das moradias. Nesse caso, é mais recomendável o uso de spots, evitando o contato direto com os olhos de quem estiver no espaço. A cozinha de Luis Motta e Marcus Lima conta com muitos pendentes (foto: Marcelo Montenegro / Divulgação) Loft de Gabriela Ahringsmann e Paula Risério usa o perfil embutido (Foto: marcelo Negromonte / Divulgação) Projeto de Ana Cervino traz iluminação pontuada estrategicamente (foto: Marcelo Montenegro / Divulgação)