Mais de um milhão de chaves já foram cadastradas no PIX, diz BC

Sistema brasileiro de pagamentos instantâneos começa a valer em novembro

Publicado em 5 de outubro de 2020 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcello Casal/ABr

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira, 5, que, até perto das 12h30, mais de um milhão de chaves já tinham sido cadastradas no PIX - o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. Hoje é o primeiro dia para que clientes possam cadastrar, nas instituições financeiras, suas chaves para utilizar o sistema.

As chaves são e-mail, telefone celular e CPF. Por meio delas, será possível fazer e receber transferências e pagamentos por meio do PIX, que começa oficialmente a funcionar em 16 de novembro.

Como informou o Broadcast, o Banco Central habilitou 677 bancos, fintechs e cooperativas para o lançamento do PIX. Até o início da noite da última quinta-feira, dia 1º, o BC havia publicado o aval para apenas 11 instituições começarem a operar o novo sistema de pagamentos. O salto do número de instituições habilitadas ocorreu na reta final, no fim da última semana.

Dentre os cinco maiores banco do País, o Bradesco recebeu o aval na quarta-feira passada para operar o PIX, enquanto Banco do Brasil, Itaú e Santander foram autorizados na quinta-feira à noite. A Caixa Econômica Federal foi a última a entrar na lista, na sexta-feira passada.

Essas instituições já vinham trabalhando para atender às exigências do Banco Central e passar por testes de estresse, que buscam avaliar se elas estão preparadas para suportar determinado volume de pagamentos por segundo. Esses testes são importantes para garantir a efetividade e a segurança do PIX.

O sistema, que já tem similares em outros países, vai ser usado para permitir pagamentos e transferências bancárias em tempo real. Os grandes agentes financeiros são obrigados a aderir, mas a ferramenta atraiu um número expressivo de cooperativas, fintechs e financeiras.

A chave de usuário é como um apelido para identificar as contas do PIX. O cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dígitos a ser solicitada no banco).