Marinha confirma explosão em navio no Porto de Aratu, mas nega poluição no mar

Incidente aconteceu durante o processo de desgaseificação dos tanques da embarcação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2021 às 14:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Marinha

Um estrondo foi provocado pela explosão em um navio no Porto de Aratu de Candeias no início da tarde desta quinta-feira (9). O caso aconteceu por volta das 12h e ainda não tem causa definida.

De acordo com a Marinha do Brasil, por meio do Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a explosão aconteceu no navio gaseiro Forte de São Marcos, que teve um princípio de incêndio logo em seguida. A embarcação está atracada no Terminal Portuário de Aratu.

Informações preliminares apontam que o incêndio foi rapidamente controlado pela própria equipe de bordo e que ninguém ficou ferido. Também não há nenhum vestígio de poluição na água causada pelo incidente.

A Marinha informou ainda que imediatamente após a explosão, uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada da Base Naval de Aratu para o local. "Também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA – uma por terra e as outras duas por via marítima – a fim de iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação", disse por meio de nota.

As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil. O caso aconteceu próximo à comunidade quilombola da Boca do Rio, localizada em frente à Ilha de Maré, perto do píer da Braskem. Moradores chegaram a evacuar o local espontaneamente após o susto.

A Navegação Elcano, empresa responsável pelo navio, esclareceu que o incidente ocorreu antes de a embarcação entrar em operação de carregamento. Acrescentou ainda que não houve feridos, danos ao ambiente marítimo ou dano material significativo, e que o sistema de segurança contra incêndio "funcionou dentro do esperado, aspergindo água para contenção de fogo e, desta forma, solucionando o incidente".