Mario Frias defende Sérgio Reis e diz que investigação 'compromete cultura nacional'

O cantor é alvo de uma operação da Polícia Federal após realizar ameaças ao STF

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2021 às 16:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nas redes sociais, o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, demonstrou apoio ao cantor Sérgio Reis, alvo de uma da Polícia Federal, nesta sexta-feira (20).

No Twitter, ele afirmou que "quando um artista da relevância e da importância do Sérgio Reis é tratado como uma ameaça ao Estado de Direito, isso compromete a cultura nacional, pois não há cultura artística sem liberdade."

No último sábado (14), o cantor sertanejo publicou um vídeo convocando uma greve geral dos caminhoneiros para pressionar os ministros do STF.

"Se em 30 dias não tirarem os caras [ministros] nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser. E a coisa tá séria", diz ele.

Após a repercussão negativa, ele afirmou que não estava tentando incitar ao crime e que teria sido mal interpretado. Contudo, o cantor não conseguiu escapar das investigações e virou alvo de uma representação criminal assinada por 29 subprocuradores-gerais da República.

Com a denúncia, a Polícia Federal cumpriu, nesta sexta (20), mandados de busca e apreensão em ao menos quatro endereços no Rio e em Brasília ligados ao cantor.

De acordo com a PF, o objetivo das medidas "é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes".