Máscara deixa de ser obrigatória ao ar livre em SP a partir de dezembro

Estado tomou decisão mesmo sem atingir indicadores esperados da pandemia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 13:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Camargo/ABr

O governo de São Paulo vai liberar a obrigatoriedade de uso da máscara em ambientes externos no estado a partir de 11 de dezembro. A decisão foi tomada mesmo sem São Paulo atingir a meta que a gestão estadual havia estipulado em relação aos indicadores da pandemia.

O governador João Doria (PSDB) fez o anúncio nesta quarta-feira (24), em coletiva de imprensa.

O uso da máscara vai seguir obrigatório em áreas internas e também no transporte público - incluindo estações e terminais.

A ideia foi aprovada pelo Comitê Científico, grupo de especialistas que orienta as decisões de Doria. 

São Paulo passa por um momento de aumento de número de casos. A média móvel diária de mortes foi de 61 ontem - segundo o G1, o número é 34% maior do que o registrado há 14 dias, o que demonstra viés de alta. 

O governo do estado havia estipulado, no mês passado, flexibilizaçoes seguindo esses indicadores: vacinação completa de 75% da população, média diária de casos abaixo de 1.100 e média diária de mortes abaixo de 50. Além disso, também deveria haver média de internações abaixo de 300. 

Nenhum desses indicadores foi alcançado. São Paulo tem 74,5% da população totalmente vacinada, média diária de casos de 1.289 e de mortes de 61 e média diária de internações em 318.