Máscara e isolamento: confira cuidados com recém-nascidos em tempos de coronavírus

Algumas recomendações já existiam, mas eram ignoradas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Acervo pessoal/Louise Correia

Logo depois de nascer, a imunidade do bebê é baixa e as visitas podem, sim, representar riscos à saúde do recém-nascido. Isso porque, não existe possibilidade de garantir se o visitante está com uma virose, por exemplo, nem se trouxe bactéria da rua. No primeiro mês da vida do neném, a recomendação médica sempre foi evitar, ao máximo, as visitas.

Acesse aqui todas as notícias sobre o novo coronavírus​​​​​​​

Agora, num momento de pandemia, existem recomendações específicas para proteger o bebê, levantadas por médicas e enfermeiras. Confira:

—> Até o final da quarentena, proíba visitas em casa; —> Se precisar receber alguém, peça que a pessoa tome banho e use uma roupa limpa ao chegar; —> O integrante da família que precisa sair deve usar máscara na rua e ao chegar em casa, quando se aproximar do bebê; —> Separe a entrada da casa em zona suja e zona limpa; —> Retire os sapatos e a roupa na zona suja; —> Lave as mãos e só depois tome banho; —>Se não puder lavar as roupas sujas no mesmo dia, deixe-as abertas num lugar arejado e separado por pelo menos 10 horas —>De banho tomado, pegue um álcool 70% e limpe as coisas que trouxe da rua, inclusive o celular, carteira e bolsa —>Quando terminar, lave as mãos novamente; —>Pegue o material da zona suja e lave no mesmo dia com água e sabão ou álcool em gel 70%; —>Sempre que for tocar no bebê, lave as mãos ou higienize com álcool 70%; —>Lave as roupas do bebê separadamente e evite acúmulo de objetos; —> Use máscara durante a amamentação.