Mata Escura: polícia mata 3 e prende dois suspeitos de integrar facção rival do BDM

salvador
27.12.2019, 13:38:00
Atualizado: 27.12.2019, 13:38:29

Mata Escura: polícia mata 3 e prende dois suspeitos de integrar facção rival do BDM

Os criminosos fazem parte do Ajeita, grupo que rompeu com o BDM, destaca a polícia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


(Foto: Bruno Wendel/CORREIO)

Com as mortes de três homens e a prisão de outros dois, a polícia acredita ter enfraquecido de um grupo criminoso que atua no bairro da Mata Escura. O confronto aconteceu na noite desta quinta-feira (26) entre policiais 48ª Companhia Independente (Sussuarana) da Polícia Militar e cerca de 10 homens armados do chamado bonde do Ajeita, que detém o controle do tráfico de drogas em parte do bairro. 

Durante o confronto, foram mortos: Solack Rodrigues Sampaio dos Santos, 28 anos; Alan dos Santos Souza, 21; e Clécio de Souza Santos, 23. Já Elisson dos Santos Moraes, 19, e Marques Santos Pinheiro, 21, se entregaram e foram apresentados à imprensa, na manhã desta sexta-feira (27), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Segundo o delegado Guilherme Machado, titular da Delegacia de Homicídios Central, todos envolvidos no episódio integram o grupo criminoso Ajeita, rival do bando de Jeferson Palmeira Soares Santos, o Jel, líder da facção Bonde do Maluco (BDM) na comunidade Paz e Vida, onde recentemente comandou a chacina de Mata Escura, que teve como vítima quatro motoristas de aplicativo. Jel acabou morto por outtros traficantes em represália à matança.

Também na manhã desta sexta, a polícia apresentou a travesti Benjamin Franco da Silva, a Amanda, envolvida na chacina, que resultou na morte de quatro motoristas de aplicativo

Ainda de acordo com o delegado, o grupo divulgou vídeos exibindo armas pelo WhatsApp. “Eles espalhavam as imagens, ameaçavam e aterrorizavam os cidadãos de bem de Mata Escura. Em todas as situações, apareciam de rostos cobertos e usavam luvas para não deixar as impressões digitais nas armas”, contou o delegado.

O delegado informou ainda que o Ajeita era aliado do BDM. "Mas há cinco meses houve um racha. Não sabemos o motivo, ainda, mas isso resfletiu no número de homicídios que cresceu no bairro e nas regiãos adjacentes, como Santo Inácio", explicou. 

O auto de resistência aconteceu na rua São Miguel, em Mata Escura, por volta das 23h. “Recebemos informações que haviam homens armados na localidade. Fomos recebidos a tiros, três foram baleados e socorridos para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiram. Todos eles já são conhecidos da polícia”, explicou o comandante da Rondesp Central, major Wildon Teixeira dos Reis.

Com o grupo foram achados uma pistola calibre .40, uma pistola 45, uma 9 milímetros, dois revólveres, calibres 38 e 32, 82 munições para diversas armas, quatro carregadores, dois coletes balísticos, seis balas cravas, celular, carregador portátil, R$ 100, cocaína e maconha prontas para a comercialização e pasta base. 

Alguns minutos antes do início da coletiva, parentes dos acusados presos estavam na recepção do DHPP. Eles confirmaram que todos eram envolvidos com o tráfico e que na hora que os policiais chegaram, eles faziam a segurança da boca-de-fumo. “Eles estavam em alerta por que foram informados que o BDM pretendia tomar o ponto deles”, contou um parente de um dos presos na ação policial. 

Participaram também da coletiva de apresentação a delegada Gláucia Pires, da Delegacia de Homicídios Múltiplos, e o major Jaílton Carvalho, comandante da 48ª CIPM (Sussuarana).
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais