Matrículas da Educação infantil crescem 12,6% nos últimos cinco anos

educamais
17.02.2020, 20:21:13
Atualizado: 17.02.2020, 21:48:14
(Shutterstock)

Matrículas da Educação infantil crescem 12,6% nos últimos cinco anos

O levantamento foi coordenado pelo Inep através do Censo Escolar da educação básica

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O número de crianças entre zero e seis anos matriculadas nas creches e pré-escolas, no Brasil, chegou a quase nove milhões, mais precisamente 8.972.778 em 2019. O levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Censo Escolar, aponta um aumento de 4,7% em relação ao anterior, impulsionado, principalmente, pela maior demanda de matrículas nas creches.

Na educação infantil, a rede municipal de ensino centraliza a maior parte dos inscritos, totalizando 71,4%. Na sequência, a rede privada concentra 27,9%, o equivalente a 2.505.837.

Na análise baseada na localização dos estudantes, foi constatado que 10,5% das matrículas encontram-se na zona rural, e a quase totalidade (96,8%) destas é atendida por estabelecimentos da rede pública. O censo apurou que 13,2% das crianças que frequentam a pré-escola estão na zona rural e 6,7% estão matriculadas nas creches situadas também em áreas rurais.

Saiba mais sobre o Censo Escolar
O Censo Escolar da Educação Básica é realizado anualmente, pautado nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino. Tem como base a situação observada na última quarta‐feira do mês de maio.

Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o Censo Escolar apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores. A análise é coordenada pelo Inep, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA).

*Com informações do Portal do Inep

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais