Mau tempo em Salvador vai persistir até a sexta-feira (4)

Frente fria sobre o oceano está provocando nebulosidade na cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2019 às 17:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

Todo soteropolitano sabe que em setembro as chuvas começam a se despedir de Salvador e o sol reina quase que absoluto, mas este ano uma frente fria está prolongando o mau tempo na capital. A Defesa Civil (Codesal) informou que as chuvas fracas e moderadas vão persistir até a sexta-feira (4). Hoje há risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

“A frente fria que está sobre o oceano influencia o tempo em Salvador, sendo esperadas chuvas fracas, por vezes moderadas, ao longo do dia. A condição meteorológica deverá se prolongar pelas próximas 36 horas, com riscos para alagamentos pontuais e deslizamento de terra. Em caso de emergência, disque 199”, informou o órgão, em nota.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira (3) é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva durante todo o dia e também a noite. Já a temperatura vai alternar entre 21°C e 26°C, com ventos fracos e moderados. Na sexta, a mínima será de 23°C e a máxima de 29°C, com tempo parcialmente nublado e chuva isolada. O fim de semana deve seguir nesse mesmo ritmo.

A Codesal fez um levantamento às 14h22 sobre o acumulado de chuva na cidade. Nas últimas 12h o bairro mais castigado foi Sete de Abril, com 19 milímetros. Ele foi seguido de Nova Brasília (18,2 mm), Mussurunga (16,8 mm), Palestina (16,8 mm) e Periperi (16,6 mm). Quando observado o acumulado das últimas 24h, São Cristóvão lidera com 38,4 mm.

Às 18h05 um novo boletim destacou a região do Centro como a mais castigada nas últimas 12h, com 13,6 mm. Ela foi seguida de Periperi (13,2 mm), Palestina (13 mm), Sete de Abril (13 mm) e Base Naval de Aratu (12,2). 

O órgão contabilizou 44 ocorrências até às 20h30 desta quarta-feira. Foram 16 ameaças de desabamento, 11 orientações técnicas, 7 ameaças de deslizamentos, 3 infiltrações, 2 deslizamentos de terra, 1 alagamento de imóvel, 1 árvores ameaçando cair, 1 avaliação de área, 1 desabamento parcial, e 1 galho de árvores caída.