'Me assustei', alega assaltante que baleou homem no Canela; vídeo mostra abordagem

salvador
25.04.2019, 15:32:00
Atualizado: 25.04.2019, 18:56:25

'Me assustei', alega assaltante que baleou homem no Canela; vídeo mostra abordagem

Leandro foi preso nessa quarta (24); ele já responde por furto e roubo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Leandro foi apresentado nesta quinta-feira (25) (Foto: Bruno Wendel/CORREIO)

Autor confesso do disparo que atingiu o rosto de Luís Daniel Carvalho Souza, 41 anos, o assaltante Leandro Monteiro Silva de Jesus, o Léleo, 23, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (25), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi preso na quarta-feira (24), um dia depois de cometer o crime.

Em entrevista, ele disse que só atirou na vítima porque se assustou com um movimento brusco.

“Na hora, me assustei, porque ele se levantou”, explicou Leandro.

Durante a apresentação do criminoso, a Polícia Civil disponibilizou dois vídeos. O primeiro, de 11 segundos, mostra apenas o momento em que Leandro atravessa a Rua Padre Feijó e caminha em direção ao ponto de ônibus, às 6h36 de terça-feira (23). De camisa branca, o criminoso mexe na bermuda e parece manusear uma arma.

Já o segundo vídeo, de 1 minuto e 15 segundos, mostra o momento exato do crime. As imagens mostram uma mulher, em pé, segurando uma bolsa, e Luís Daniel sentado, com o celular em mãos, e não percebe a aproximação. Aparentemente assustado, o homem levanta, é atingido por um tiro e leva a mão ao rosto. É neste momento que Leandro foge do local.

Outros crimes
Leandro foi autuado em flagrante por tentativa de latrocínio - roubo seguido de morte. Ele já responde criminalmente por roubo e furto, nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. A polícia ainda está à procura do comparsa de Leandro, identificado como Jeferson – ele não aparece nas imagens, pois estava fora do alcance das câmeras. Há suspeita de que ele esteja com a arma do crime, um revólver.  

Depois do disparo, Leandro e o comparsa fugiram em sentidos diferentes. Momentos depois, se encontraram no bairro de Jardim Federação. “Entreguei a arma a ele. Se não for dele, pegou de alguém. Eu não sei onde ele mora. Só o vi duas vezes. A primeira vez foi em 2015, quando tirei detenção. A segunda vez foi no dia (do assalto no Canela)”, contou.

Ensanguentada, vítima foi socorrida por policiais (Foto: Reprodução)

Prisão
Leandro foi preso por volta das 20h30 desta quarta-feira (24), no bairro da Federação. Ele foi abordado por policiais militares da 41ª Companhia Independente de PM (CIPM/Federação), próximo da sua casa, na localidade de Alto da Bola. 

“Policiais do 18º Batalhão (Centro Histórico), unidade responsável pelo policiamento no Canela, depois de algumas diligências, descobriram o endereço de Leandro e nos comunicou. Saímos à busca do acusado, logrando êxito”, declarou o major Adilson Santana, comandante da 41ª CIPM. 

No momento em que foi preso, Leandro confessou envolvimento no crime, mas, inicialmente, negou que tivesse sido o autor do disparo. “Ele disse que o autor do tiro teria sido o comparsa. Quando foi mostrado o vídeo do crime, ele confessou [que atirou]”, contou o major. Além do vídeo, testemunhas também já foram ouvidas e reconheceram Leandro como autor do tiro. 

O assaltante segue custodiado no DHPP, onde ficará à disposição da polícia, que trabalha na averiguação do possível envolvimento dele em homicídios e latrocínios na capital baiana.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheio-de-graca-baianos-criam-memes-com-a-antecipacao-de-feriados/
Confira alguns memes que estão 'bombando' nesse feriadão antecipado por conta da pandemia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/populacao-desrespeita-decretos-e-faz-ate-paredao-em-simoes-filho/
Comércio não-essencial estava aberto na cidade; prefeitura local faz apelo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-come-cachorro-quente-em-brasilia-sob-gritos-de-assassino/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/caua-lady-gaga-cristiano-ronaldo-conheca-os-carros-de-10-celebridades/
Saiba qual é a marca preferida da Rainha Elizabeth II, veja quais famosos compraram um Ferrari exclusivo
Ler Mais