Médica dá receita de suco para melhorar concentração na hora do Enem

Veja também dicas de alimentos que devem ser evitados

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pageseven/Shutterstock

Suco de frutas com cúrcuma é indicação  para 'limpar' o cérebro (Foto: Pageseven/Shutterstock) Para fazer uma boa prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não basta se afundar em livros. Além de manter uma rotina de estudos, é importante cuidar da saúde. A psiquiatra Milena Pondé explica que existem três pontos fundamentais para encarar o exame de forma saudável: boa alimentação, dormir bem e se exercitar.

Como recebe muitos pacientes jovens, que estão prestes a fazer o exame, a médica indica uma receita de suco que pode ajudar - e muito - a melhorar a concentração do estudante nos estudos, além de reduzir a irritabilidade de quem está sob pressão. O líquido funciona mesmo e ela explica o porquê.

Clique aqui e veja a página especial do Revisão Enem 2019

"Uma dica que dou aos meus pacientes é que tomem um suco de frutas pela manhã, com gengibre e cúrcuma. Ajuda muito, porque são substâncias que têm efeito antioxidante. E isso faz com que aconteça uma espécie de limpeza no cérebro, os neurônios funcionam melhor. A cúrcuma é extremamente antioxidante", explica.

Milena Pondé alerta que apenas o consumo do suco não faz milagre. Se o estudante continuar com uma má alimentação, o cérebro continuará recebendo carga de estresse oxidativo e os efeitos não serão efetivos.

"Esses alimentos como açúcar, refrigerante, sucos de caixinha, salgadinhos e batata frita, por exemplo, produzem mais estresse oxidativo no cérebro. É como se ele ficasse enferrujado. O ideal é evitar o consumo", aponta.

Este ano, o Enem será realizado em dois domingos: dia 3 de novembro (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas ) e no dia 10 de novembro (Ciências da Natureza e Matemática).

Receita do suco:Um copo de suco da fruta da sua preferência Um pedaço pequeno de gengibre fresco, descascado e cortado Uma pitada de cúrcuma Duas colheres de chá de mel (opcional) Sintomas de alto nível de estresse: Insônia Irritabilidade Perda de energia Sentimento de desesperança Sentimento de inadequação Culpa por não cumprir obrigações Piora de concentração

Fascículos no CORREIO trazem temas para revisão

O jornal CORREIO publica até o dia 30 de outubro 18 fascículos especiais do 13º projeto Revisão Enem 2019. Com simulados que são disponibilizados no site do jornal (correio24horas.com.br/enem), os conteúdos contam com uma série de questões objetivas, realizadas pelo SAS Educação, para os estudantes testarem seus conhecimentos nas disciplinas cobradas no Enem.

Além disso, sempre às quartas-feiras, o site Correio 24 horas conta com videoaulas, que podem ser acessadas na íntegra na página: www.correio24horas.com.br/revisao. Na versão impressa e no site do CORREIO, é possível acompanhar conteúdos focados em temas que auxiliam os alunos no processo de estudo, com artigos diversos, dicas de como estudar e macetes para fazer um bom exame. O projeto tem o oferecimento da Rede FTC.