Médico do Bahia revela esquema diferente para atletas com covid

Dois jogadores do clube testaram positivo para o coronavírus

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 16 de junho de 2020 às 11:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Queiroz/EC Bahia

O primeiro dia de treinos do Bahia após a paralisação das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus foi bem diferente do normal. Na Cidade Tricolor, os jogadores tiveram que seguir regras previstas no protocolo de saúde e apenas as atividades físicas em espaços abertos foram liberadas.

Médico do clube, Luiz Sapucaia avaliou o retorno como positivo e explicou que o Bahia montou um esquema também para os dois atletas que testaram positivo para o coronavírus nos exames realizados pelo tricolor na semana passada. A identidade dos jogadores não foi revelada.

"Nós desenvolvemos um protocolo específico para esses atletas manterem o estímulo à atividade física, isso respeitando qualquer quadro de sintomas. Se alguém sentir febre, dor de cabeça, tosse, qualquer sintoma que apareça, eles procurarão o departamento médico e nós balizaremos o que deve ser feito neste momento", explicou Sapucaia.

Já sobre o restante do grupo, ele explicou que, apesar da perda significativa na preparação por causa do período sem treinos intensos, os jogadores se reapresentaram em condição melhor do que quando voltam das férias habituais de final de ano.

"De fato temos um período grande afastados da atividade física do ponto de vista de intensidade. Mantivemos os músculos acordados, mas tivemos uma perda volumétrica importante neste período de afastamento que, a meu ver, equivale ao período de férias. A gente retoma hoje com os mesmos protocolos de reapresentação de um período longo. É natural que a gente tenha uma perda no volume físico, mas isso recupera rápido pois a gente manteve nesse período um volume de atividades muito maior do que quando eles estão de férias. Perde-se um pouco, mas recupera muito rápido", analisou o médico.

Antes do treino desta terça-feira (16), os atletas seguiram um esquema determinado pelas autoridades de saúde. Todos os jogadores já chegaram ao CT uniformizados e passaram por processo de higienização e medição da temperatura antes de iniciarem as atividades no campo.

Eles serão obrigados ainda a todos os dias entregar questionários com informações sobre o próprio quadro de saúde e de membros da família. A cartilha elaborada pelo Bahia segue exemplos de protocolos que vêm sendo aplicados na Europa e também o que foi estabelecido pela CBF.

"Essa triagem começou desde o momento em que a gente fez a testagem. Fizemos um questionário avaliativo durante a triagem, com todos os atletas. Fizemos o exame de covid já com todas as informações desse período de afastamento deles e da família. Fizemos avaliação médica do ponto de vista de lesão, se alguém sentiu alguma coisa", explicou Sapucaia.

"Hoje fizemos a retomada dos treinos com a medição da temperatura de todos os atletas durante a chegada, junto com a higienização de todos eles. Todos os dias eles trarão questionário respondidos com as informações das suas famílias, se alguém teve febre, tosse, algum sintoma novo. Só depois disso adentramos no ambiente de campo", continuou ele.

O Bahia volta aos treinos na Cidade Tricolor na quarta-feira (17). O clube, no entanto, ainda não sabe quando entrará em campo para atividades com bola. Também não existe ainda uma definição sobre a retomada das competições.