Medidas restritivas são prorrogadas por mais sete dias em São Marcos

Na segunda, novos bairros devem ser incluídos na lista, diz Neto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2020 às 11:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

As medidas restritivas serão prorrogadas por mais sete dias em São Marcos e, depois de duas semanas, chegam ao fim em Pernambués. As novidades foram anunciadas nesta sexta-feira (12) pelo prefeito ACM Neto.

"Em Pernambués encerram no dia de hoje, em São Marcos elas ficam por mais uma semana. Na segunda, quando vencem novos decretos, vamos anunciar novos bairros que serão incluídos nessas medidas de apoio e também de restrição no período de enfrentamento ao coronavírus", explicou o prefeito.

Em São Marcos, os resultados dos testes para a covid-19 aplicados nos moradores têm dado positivo em 30% ou mais dos casos. O prefeito afirmou que esse dado foi outra razão para manter as medidas restritivas no bairro. Ele também atualizou a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública 80% das acomodações estão ocupadas e na rede privada 85%. 

Os bairros com restrições são Sussuarana, Paripe, Periperi, Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã, São Caetano e  agora, renovado, São Marcos.

O decreto de restrições permite o funcionamento de: supermercados, farmácias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios; estabelecimentos que estejam funcionando em regime de delivery, não sendo permitido o sistema de retirada no local; serviços de saúde e clínicas veterinárias. 

Haverá, ainda, ações de proteção à vida com distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização e desinfecção de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.