Melhores trilhas para levar o cachorro no Vale do Capão: Cãogaceiro inicia série sobre Chapada Diamantina

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 08:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Lampião e Maria Bunita exploram Vale do Capão (Foto: Acervo Pessoal)

Melhor avisar logo de cara, seus cabras! Se você é cachorro como eu, tem que ser "cabra homi" para enfrentar as trilhas da Chapada Diamantina. De Lençóis ao Vale do Capão, de Mucugê a Andaraí, sempre há riscos de se meter no meio do mato e em cachoeiras. Mas, com alguns cuidados, é possível curtir bastante este paraíso na minha Bahia. 

Eu e Maria Bunita já exploramos algumas vezes as trilhas e hospedagens Petfriendly dessa que é uma das regiões mais incríveis do mundo! Hoje, além de dar dicas de precauções para iniciar uma trilha, vamos indicar uma lista de passeios do Vale do Capão. Parte das trilhas é bem tranquila para cachorro. Algumas, porém, são desaconselháveis e outras até proibidas para animais domésticos, como é o caso da Cachoeira da Fumaça. Na próxima semana, publicaremos uma lista de pousadas Petfriendly na Chapada Diamantina. Por hora, vamos às dicas:

- Precauções antes das trilhas: É preciso ser 'cabra homi' e seguir algumas dicas para enfrentar as trilhas da Chapada (Foto: Acervo Pessoal) ✓ Faça um check-up: É importante passar pelo veterinário antes de fazer uma viagem em que seu filho de quatro patas vai ser mais exigido do que o normal. 

✓ Conheça seu cão e os limites dele. Quanto tempo ele é capaz de caminhar? Ele está acostumado a trilhas?. ✓ Contrate um guia. Primeiro para levar vocês ao local. Segundo porque ele vai te municiar de informações importantes para seu cachorro. Como é a trilha? É sombreada ou sob sol? Tem muitas pedras? Quais os horários? Qual o tempo de duração?. ✓ Leve água para os momentos curtos de descanso e petiscos para quando der uma parada mais longa. Não alimente seu pet com muita ração durante a trilha. ✓ Para evitar acidentes, prefira usar peitoral em vez de coleira.   ✓ Leve medicamentos básicos para limpar um possível ferimento nas patas. ✓ Cuidado com as quedas d'água. Só solte o seu cão se ele for muito obediente. Caso contrário, pode acontecer um acidente grave.

- As melhores trilhas do Capão:

Depois dos toques básicos de como enfrentar trilhas com os cães, aí está uma lista das principais cachoeiras do Vale do Capão. Bom repetir: Tem que ser retado para chegar às cachoeiras. Mas, vou clarear as ideias de vocês para que tudo dê certo e, no final, vocês possam tomar aquele banho delicioso! Cachoeira do Riachinho: trilha boa pra cachorro! (Foto: Acervo pessoal) ✓ Cachoeira do Riachinho.

- Taxa de entrada - R$6,00.

- Distância: 500m

- É a trilha mais tranquila do Capão. Os cachorros adoram se banhar nas quedas d'água. A primeira foto da galeria é de lá.✓ Conceição dos Gatos. - Taxa de entrada: R$6

- Distância até o primeiro poço: 600m. - Caminhada tranquila. - ⚠️ Daí em diante, não aconselhamos seguir com animais. A trilha tem uns paredões de pedra pra escalar e chegar até o Poço das Cobras que fica bem depois. Banho no poço da Angélica vale todo o esforço (Foto: Acervo Pessoal) ✓ Cachoeira da Angélica: - Entrada gratuita

- Distância: 1km a partir da Vila do Bomba, um povoado no final do Vale do Capão. Fica no início da Trilha da Purificação. Até a Angélica a caminhada é fácil e o banho incrível para os cães. - ⚠️ Não aconselhamos seguir com cães para a Cachoeira da Purificação. A trilha se torna muito difícil.✓ Águas Claras

- Caminhada plana e fácil, só que distante. São 7km de trilha a partir de onde você deixa o carro e mais 7 pra voltar, totalizando 14km. O cão deve estar acostumado a longas caminhadas. É preciso sair cedo e retornar perto do final da tarde.✓ Cachoeira das Rodas - Entrada Gratuita - Distância: 1,2Km - Caminhada tranquila e banho incrível para os cães. - ⚠️ Não aconselhamos seguir para a Cachoeira do Rio Preto, na mesma trilha.✓ Cachoeira da Fumaça (⚠️): Segundo a Associação dos Condutores do Vale do Capão (ACV- VC), é proibida a entrada de animais domésticos nesta trilha. Na verdade, a proibição se estenderia a todo o Parque da Chapada Diamantina. Mas, por enquanto, a fiscalização só é feita na Fumaça.