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Priscila Natividade
Publicado em 13 de maio de 2019 às 07:00
- Atualizado há 2 anos
As franquias baianas chegaram a faturar no último ano mais de R$ 5 bilhões e somam, atualmente, o maior volume de unidades instaladas entre os estados do Nordeste: ao todo, são 3.954, um crescimento de 12% em comparação com o número de operações do ano anterior. >
Os dados de crescimento do mercado de franquias no estado foram apresentados durante o encontro da regional Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que aconteceu em Salvador na quarta (8/5). >
Realmente, há bons motivos para as marcas se sentirem atraídas para espandir suas operações por aqui. Não só os números são atraentes, mas também o potencial de interiorização, força do consumo e facilidade logística são alguns dos atributos baianos, como destaca o presidente da regional da entidade, Leonardo Lamartine. >
“A Bahia está no plano de expansão de 100% das franqueadoras brasileiras. Todas as marcas querem a Bahia, sem dúvida. Não por acaso, o estado ocupa a primeira posição em todo o Nordeste”. >
Criador da rede de restaurantes Bonaparte e Donatário, o empresário soma nove operações no estado, que responde por 16% do faturamento do grupo. >
Lamartine conversou com o CORREIO sobre o que avaliar antes de investir em uma franquia e também os segmentos que estão em crescimento, assim como as áreas que devem conquistar mercado nos próximos anos. Acompanhe os melhores momentos da entrevista: >
Como você avalia o mercado de franquias na Bahia? Como as franqueadoras percebem esse potencial?>
O número de franquias instaladas na Bahia lidera o Nordeste, porque o estado tem uma interiorização muito mais pujante do que em outros lugares do Nordeste. Você tem aí Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro também, que são grandes centros que outros estados do Nordeste não têm. Aqui tem logística, consumo, bons shoppings centers instalados e tudo isso só reafirma o grande potencial que a Bahia tem. Qual o tipo de franquia acaba se adaptando melhor na Bahia e que segmento atrai mais franqueados, atualmente? >
O setor de alimentação sempre tem uma participação maior, mas o setor de beleza e bem-estar tem um crescimento mais rápido na Bahia. Além disso, são franquias mais acessíveis. Em um período no qual ainda existe crise, as franquias de beleza e saúde também têm uma facilidade de fazer formatos mais enxutos, como quiosques, o que acaba reduzindo o custo com investimento inicial. >
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O que é preciso observar e levar em consideração na hora de investir em uma franquia?>
O primeiro passo é se identificar com o setor que ele vai operar aquela franquia. Que setor ele se interessa mais ou se adapta melhor. Em seguida, é entrar no site da ABF, onde ele vai encontrar mais de 1,4 mil opções de franquia e eleger as marcas dentro daquele setor que mais o atraem enquanto investidor e daí entrar em contato com essas marcas. Peça a Oferta Circular de Franquia, que é um documento obrigatório por lei. Lá, o empreendedor vai ter acesso a todas as informações necessárias para ele se inteirar do negócio, se aquela marca está saturada ou se não está e se há espaço para uma nova operação.Também é possível consultar a relação dos franqueados com quem ele pode entrar em contato, saber se estão satisfeitos, ou mesmo com ex-franqueados, a fim de entender por que deixaram o negócio.Outro exercício importante é fazer contagem de fluxo: senta em frente daquela loja e vai anotando quantas pessoas passam por ali. Pesquise bem antes de entrar. >
Que outros segmentos em crescimento você enxerga como oportunidades que se mostram promissores para os próximos anos? >
Essa questão do home based, por exemplo, ela tem uma tendência de crescimento muito grande por que não é só a facilidade de investir menos na estrutura física, mas também como uma oportunidade de trabalhar e estar ao mesmo tempo próximo da família. Toda essa crise que o Brasil tem passado acabou contribuindo para que muita gente saísse dessa vida do escritório e buscasse o home based como uma alternativa ao desemprego. E o formato é multisetorial.Nesse sentido, acredito que a área de serviços tem muito a crescer ainda, justamente por conta do tamanho do investimento e da operação mais enxuta. Enquanto empresário, qual foi o maior atrativo para entrar no mercado baiano? >
O Bonaparte e o Donatário estão presentes em vários shoppings. O mercado aqui é muito bom para alimentação por um seguinte motivo: a Bahia tem uma renda melhor distribuída. Isso para o setor de alimentação gera mais frequência para os restaurantes e cafés instalados aqui. Por isso eu acredito que o mercado é muito interessante mesmo para área de alimentação. Os baianos saem mais e mais vezes para comer fora de casa. >
O que é necessário para uma franquia dar certo? >
É não se iludir achando que ao adquirir a licença de uma franquia vai receber tudo pronto. Vai dar trabalho. A franquia é só 20% da receita do bolo. Os outros 80% é dedicação. Você recebe a marca, o know how e tem ali a fórmula, mas quem faz o bolo é o operador.Quem faz a diferença é o franqueado. E essa receita precisa ser seguida à risca. É como uma receita de bolo mesmo. É essa a melhor comparação para uma franquia. >
QUEM É>
Leonardo Lamartine É presidente Regional Nordeste da Associação Brasileira de Frachising (ABF) e fundador do Grupo Bonaparte, que soma nove operações de restaurantes na Bahia: sete, do Bonaparte e duas do Donatário. >