Mestre Moa do Katendê recebe homenagem no Dique do Tororó

salvador
29.11.2019, 21:27:00
Atualizado: 29.11.2019, 21:47:40
Monumento fica em frente a Arena Fonte Nova (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO )

Mestre Moa do Katendê recebe homenagem no Dique do Tororó

Monumento foi inaugurado no local em homenagem ao artista

Eram tantas as paixões dele que fica difícil definir qual delas mais o fascinava, mas as filhas do artista plástico e capoeirista Moa do Katendê disseram que ficaram felizes em ver o rosto do pai estampado no alto de um berimbau gigante. O monumento é a nova atração do Dique do Tororó e foi inaugurando ontem, como uma homenagem ao homem que se dedicou à arte, em especial, à música.

Mestre Moa tinha 63 anos e foi assassinado em outubro do ano passado durante uma discussão em um bar, por diferenças políticas. O assassino, o barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana, 36, foi condenado há 22 anos de prisão em regime fechado, em novembro deste ano. 

Público foi conferir o espaço (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

A iniciativa de criar um monumento em homenagem ao artista partiu da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A titular da pasta, Fabya Reis, disse que ele servirá para manter viva a lembrança do capoeirista e que é uma forma de afirmar a importância dos artistas locais. 

“Ele foi nosso músico, poeta, mestre de capoeira, ativista da luta antirracista e foi tirado da gente de uma mineira bárbara. A gente quer fazer essa referência justamente para fortalecer esse legado. Moa foi um pedagogo e educador, um exemplo de amor e de luta pela democracia. Então, essa é uma homenagem do povo negro da Bahia a esse grande legado e a esse homem extraordinário que foi Moa do Katendê”, disse. 

Teve roda de capoiera antes do evento (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

A secretária entregou para a fisioterapeuta Jasse Mahi Costa, 29, filha de Moa, uma escultura de capoeirista como uma segunda homenagem ao artista. Jasse agradeceu e disse que também ficou feliz com o monumento. O berimbau fica próximo à área dos restaurantes, de frente para a Arena Fonte Nova, e a ilustração é assinada por Cristiano Siqueira.

“O monumento está bem característico, condiz com o homenageado. O Dique do Tororó é um dos cartões postais da Bahia e o local onde ele viveu, onde fez história. Isso é importante para as pessoas lembrarem de onde ele nasceu e de onde levaram a vida dele. Aqui, no Dique, tem muitos artistas que já morreram e outros que estão vivos e que merecem ser lembrados”, contou Costa. 

Jasse Mahi, filha de Moa, aprovou a homenagem (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

A cerimônia de inauguração começou com uma roda de capoeira. Cinco músicos deram o ritmo, enquanto no centro da roda capoeiristas se revezavam no sobe e desce frenético de braços e pernas. O público se reuniu em volta para assistir e acompanhou com palmas. Algumas autoridades fizeram breves discursos sobre a importância de Mestre Moa para a cultura e para o movimento negro e, em seguida, descerraram a placa que fica aos pés do berimbau.

A dançarina Somonai do Katendê, filha do artista, se emocionou. Ela disse que a homenagem foi inesperada, e que ficou feliz com o resultado.

“É uma alegria por dentro e por fora. Essa é uma surpresa que deixa o coração contente e emocionado ao mesmo tempo. Para meu pai a capoeira era tudo, assim como a dança afro, a música, a percussão, e o afoxé. Era o que ele sonhava. Ele aprendeu capoeira com Mestre Bobó, desde pequeno, e foi ele quem me ensinou. Então, era algo importante para ele. Estou muito feliz com a imagem dele em um berimbau”, afirmou. 

Fabya Reis e Somonai durante a inauguração (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

O evento terminou com o público dando as mãos e formando um círculo no entorno do monumento, simbolizando um abraço. Em seguida, os músicos iniciaram novamente o som dos berimbaus e o público deu uma salva de palmas aos gritos de “Moa do Katendê, presente!” e “Mestre Moa vive!”. 

A inauguração faz parte da agenda do Novembro Negro. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-relatam-panico-em-acao-policial-na-vasco-da-gama-barulho-muito-forte/
Um assaltante morreu e um idoso foi baleado nas costas nesta quinta (23)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-um-furacao-video-de-mulher-narrando-tempestade-em-baianes-viraliza/
'Que disgraça... Acho isso massa', comenta cinegrafista amadora; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dois-predios-sao-demolidos-apos-desabamento-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/titulo-do-brasil-na-copa-america-vira-documentario-veja-trailer/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradora-de-predio-que-desabou-ja-sabia-dos-riscos-nem-conseguia-dormir/
Edificação já havia sido condenada e esvaziada cerca de dez dias atrás
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/animacao-dublada-por-lazaro-ramos-satiriza-franquias-de-espionagem/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/assaltante-baleado-em-tiroteio-com-a-pm-na-vasco-morre-no-hge/
Vídeo mostra início de perseguição policial após roubo de carro em Brotas; assista
Ler Mais