Metrô começa a usar detectores de metais nesta quinta-feira (28)

Reforço na segurança acontece em algumas estações e segue durante todo o carnaval

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 19:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Alguns passageiros do metrô foram pegos de surpresa ao entrar nas estações nesta quinta-feira (28). A CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, colocou em prática hoje as medidas de segurança anunciadas no começo do mês. As principais delas foram o uso de detectores de metais e o reforço na quantidade de agentes.

A novidade provocou filas em algumas estações. A CCR informou que os equipamentos serão usados em terminais estratégicos e que, por isso, não pode divulgar os locais em que essas medidas foram implantadas. A única confirmação é na Estação Aeroporto. O reforço na segurança segue até a quarta-feira de cinzas.  

Além disso, 2 mil câmeras instaladas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, vão fazer monitoramento eletrônico. Elas estão integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e parte das imagens também são monitoradas diretamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A quantidade de trens em operação será definida de acordo com a demanda. A partir desta de amanhã (1º) e até 6 de março, o horário de embarque na Estação Lapa será antecipado em 1h, passando de 5h para 4h. Até as 4h50, as demais estações funcionam apenas para desembarque. A operação normal funciona das 5h à meia-noite, todos os dias.