Metrô será certificado como ambiente seguro contra a covid-19

Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas passa por auditoria para conquistar a certificação Safeguard

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 10:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/CCR Bahia

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está passando por auditoria do grupo internacional Bureau Veritas para obter o selo Safeguard. Esta será a primeira vez que um sistema do segmento de transporte de passageiros no Brasil conquistará a certificação, que reconhece o cumprimento e a adoção das normas de qualidade, saúde e segurança necessárias para o enfrentamento da covid-19. 

Com base no protocolo produzido pelo Bureau Veritas, em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), após a obtenção do selo Safeguard, todas as estações, terminais, trens e shuttle serão também auditados mensalmente, assegurando assim o cumprimento das orientações e protocolos de combate à Covid-19. 

“Seguimos investindo nas ações de enfrentamento da pandemia, garantindo mais segurança para os clientes em sua viagem de metrô e para nossos colaboradores durante a sua jornada de trabalho”, afirma Andre Costa, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal. “Destacamos também que essa ação não elimina o uso de máscaras, obrigatório nos transportes públicos”, completa o executivo.   A certificação Safeguard foi desenvolvida por especialistas em Saúde, Segurança e Higiene, baseadas nas Normas e Melhores Práticas reconhecidas mundialmente para as ações de prevenção necessárias para realização das atividades em um ambiente mais seguro. Além de empreendimentos no Brasil, empresas europeias e asiáticas também conquistaram a certificação após auditoria do Bureau Veritas.

Em nota, a CCR Metrô Bahia informou que desde o início da pandemia adotou estratégias de combate à disseminação do vírus, como o reforço da limpeza manual nos trens e em áreas comuns. Com treinamento e capacitação de todos os colaboradores que atuam junto aos clientes, a concessionária passou a higienizar diariamente os trens com o processo de nebulização de névoa seca. O produto, aprovado pela Anvisa, foi desenvolvido especificamente para eliminar fungos, bactérias, germes e vírus, incluindo o coronavírus. Sua eficácia é atestada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).   "Além destas medidas, a CCR Metrô Bahia mantém a reposição contínua de sabonetes líquidos em todas as estações de metrô e terminais de ônibus de sua administração, dispensers de álcool em gel 70% nas áreas de acessos, criou avisos sonoros especiais para orientar os clientes sobre a necessidade de evitar aglomerações, sinalização para organizar o fluxo nas filas, entre outras", informa o comunicado.