Metrô vai começar operar a partir das 4h durante Festival Virada Salvador

Linha especial de ônibus levará público da Estação Pituaçu para o local da festa, na Boca do Rio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 10:22

- Atualizado há um ano

Quem tinha planejado usar o metrô para facilitar o deslocamento até o Festival Virada Salvador, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, agora vai poder contar com o modal operando das 4h à meia-noite, a partir desta sexta-feira (29). O esquema especial de operação se estende até segunda-feira (1º).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), haverá uma linha especial, com saída a cada 10 minutos, para transportar os passageiros, da Estação Pituaçu até o local da festa.

De acordo com informações da CCR Metrô Bahia, todas as estações de metrô e terminais de ônibus integrados - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga - irão abrir uma hora mais cedo para embarque e desembarque durante este período.

Além disso, eles informaram que a segurança no sistema metroviário será reforçada nos dias do festival com uma equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grandes públicos, que estará de prontidão nas estações e nos terminais. Metrô vai operar das 4h às 0h desta sexta-feira (29) até segunda-feira (1º) (Foto: Mauro Akin Nassor) Os usuários vão contar ainda com um reforço do policiamento nas áreas de acesso e entorno do evento, com o apoio do Comando de Operações da Policia Militar – COPPM. O sistema metroviário conta com cerca de 1.600 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento contínuo das estações, trens e áreas de acesso.

O controle de situações inesperadas é reforçado pela transmissão de imagens de parte dessas câmeras para o Centro de Informação e Comunicação (CICOM), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Para evitar filas e garantir a integração do metrô com os ônibus, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,60.

Quem já tem o cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações em operação ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Acesso Norte, Rodoviária e Brotas. O cartão avulso, que dá direito à uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.

Saiba o que é proibido no metrô:

·         Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;

·         Consumir bebidas alcoólicas;

·         Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;

·         Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;

·         Transgredir as instruções da concessionária transmitidas pelos colaboradores, pela comunicação visual existente ou pelo sistema de sonorização;

·         Praticar qualquer ato que resulte embaraço ao serviço ou que possa acarretar perigo ou acidente;

·         Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;

·         Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;

·         Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;

·         Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.