Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 17:33
- Atualizado há 2 anos
A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 18, a compra da empresa de videogames Activision Blizzard, em um acordo de US$ 68,7 bilhões – é o maior negócio do setor de tecnologia na história, superando a compra da EMC pela Dell em 2015 por US$ 67 bilhões. Com a aquisição, a Microsoft pretende acelerar o crescimento da sua divisão de games em dispositivos móveis, computadores, consoles e nuvem, tornando-se a terceira maior companhia do setor do mundo, atrás apenas da Tencent e da Sony.>
A Activision Blizzard é conhecida por jogos populares nos consoles, como "Call of Duty" e "Tony Hawk's Pro Skater", e nos celulares, como "Candy Crush". A empresa esteve envolvida nos últimos meses em uma crise interna após virem à tona relatos de má conduta sexual e assédio entre os executivos da companhia. Nesta segunda-feira, 17, a Activision Blizzard disse que demitiu dezenas de funcionários depois de conduzir uma investigação. Mesmo após os escândalos de assédio sexual e uma pressão intensa por sua renúncia, Bobby Kotick continuará como presidente executivo da Activision Blizzard.>
Comprando a empresa de games, a Microsoft pretende adicionar jogos da Activision Blizzard ao serviço Xbox Game Pass, que funciona como uma “Netflix de games” – a plataforma tem hoje 25 milhões de assinantes. >
A Microsoft ganhará quase 400 milhões de usuários mensais de jogos da Activision. Do outro lado, a companhia de games passa a ter acesso a infraestrutura de uma empresa com vasta experiência em inteligência artificial e programação.>
“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e vão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas de metaverso”, disse o presidente da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado nesta terça. >
A visão do executivo é compartilhada pelo mercado. Dan Ives, analista da consultoria americana Wedbush Securities, diz: "A compra da Activision vai ajudar a Microsoft a dar início a uma estratégia de games mais ampla e a sua entrada no metaverso, com jogos sendo a primeira peça de monetização", escreveu ele. >
O movimento também deve esquentar a disputa da Microsoft com a Sony, dona do PlayStation. Uma das questões que ainda devem ser respondidas é se os jogos da Activision Blizzard continuarão disponíveis para o console rival, ou se a Microsoft fará um movimento para tornar os títulos exclusivos para Xbox. Os jogos exclusivos são um dos pilares das estratégias das gigantes para atrair jogadores para os seus ecossistemas. >
Nos últimos anos, apesar de manter o Xbox, Microsoft esteve focada principalmente em softwares corporativos como o Office 365 e o serviço de computação em nuvem Azure, que compete com o Amazon Web Services.>
Após a divulgação da notícia nesta terça-feira, as ações da Activision Blizzard operavam em alta de aproximadamente 30% na Nasdaq. Os papéis da Microsoft se mantiveram estáveis. >
Outro patamar A transação, porém, ainda está sujeita a aprovações regulatórias e debates sobre monopolólios e consolidação de mercado já começam a surgir. É esperado que a aquisição seja concluída em 2023. >
A Microsoft tem apostado em aquisições para avançar na área de games nos últimos anos. Em 2014, a empresa comprou a Mojang, desenvolvedora do Minecraft, por US$ 2,5 bilhões. No ano passado, fechou a aquisição da empresa de jogos Bethesda, em um acordo de US$ 7,5 bilhões. O próprio setor de games anda em ebulição. Na semana passada, a Take-Two Interactive, desenvolvedora do game GTA, anunciou a compra da empresa Zynga, que criou o jogo FarmVille, em um acordo de US$ 11,04 bilhões.>
O novo negócio da Microsoft, porém, está em outro patamar. Até então, a maior aquisição da história da empresa havia sido a compra da rede social corporativa LinkedIn – o negócio de US$ $26,2 bilhões foi fechado em 2016. O acordo pelo Skype, em 2011, envolveu US$ 8,5 bilhões. A compra da Activision Blizzard terá valor mais alto do que os 10 maiores negócios da Microsoft somados, que valem juntos US$ 63,3 bilhões. >