Assine

Missa campal encerra as comemorações e homenagens ao Senhor do Bonfim


 

Além das seis missas previstas na programação acontece também neste domingo (20), a Procissão dos Três Pedidos

  • Priscila Natividade

Publicado em 19/01/2019 às 16:35:00
Atualizado em 19/04/2023 às 08:59:04
. Crédito: Foto: Betto Jr./ CORREIO

A culminância dos festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim acontece neste domingo (20) com seis missas campais celebradas na praça recém-reformada.

“É o ponto alto de toda a programação. A Lavagem tem uma expressão maior por conta da sua história, mas amanhã, no ponto de vista religioso o destaque é a missa solene”, afirma o Padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim. 

A expectativa é receber mais de 500 mil fiéis. Na ultima quinta-feira (17), cerca de 2 milhões de pessoas, segundo o padre, passaram pela Colina Sagrada. “O público deste domingo é diferente. A lavagem tem sua parte profana, mas quem vem domingo para o Bonfim vem para rezar”. 

A programação conta ainda com a procissão dos Três Pedidos. “Desde a última sexta-feira do ano passado, o número de fieis na basílica aumentou entre 70% e 90%. E o domingo é a culminância disso tudo”, acrescenta. 

Trânsito modificado

A Transalvador informa que a circulação de veículos será proibida em diversas vias da cidade baixa. A partir das 15h, a liberação do trafego será progressiva de acordo com a passagem do cortejo no Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim.

Ainda no domingo, haverá uma barreira de trânsito seletiva no Largo do Bonfim, para permitir o acesso aos participantes do evento, das 5h às 12h, além de proibição da circulação e estacionamento de veículos no Largo do Bonfim, das 12hàs 22h. 

CONFIRA A PROGRAÇÃO COMPLETA

5h: Alvorada 

Horários das missas: 5h, 6h, 10h, 11h e 15h

7h30: Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. 

16h: Procissão dos Três Pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares. Na chegada à Colina, haverá o ritual para que os fieis façam seus três pedidos. O encerramento será feito com oração pela paz, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.