Missa solene celebra um ano de canonização de Santa Dulce dos Pobres

Celebração aconteceu na Cidade Baixa, no Santuário dedicado à primeira santa brasileira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2020 às 09:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Daniel Aloisio/CORREIO

Nem parece que passou tão rápido, mas um ano já se foi desde que Irmã Dulce passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. E para recordar esse 13 de outubro de 2019, fieis católicos e devotos da primeira santa brasileira se reuniram no seu Santuário, localizado na Cidade Baixa. A missa solene começou por volta das 8h30 e é presidida pelo Frei Giovanni Messias, que é reitor do local. 

"Vamos rezar em ação de graças por essa canonização", disse o frei. A celebração teve número limitado fieis a 30% da capacidade, para respeitar as medidas de distanciamento social. Na entrada, funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) higienizavam as mãos das pessoas e mediam a temperatura. Alguns devotos preferiram acompanhar a celebração do lado de fora da igreja.

Junto ao frei Giovanni, outros padres franciscanos que atendem no Santuário subiram ao altar: Frei Mário e Frei João Paulo, esse último que realizou a homilia da missa. "No ano passado, não passou pela cabeça de ninguém o que viveríamos em 2020. Era necessário que ela fosse canonizada em 2019, pois esse país precisava do exemplo de Santa Dulce para viver essa pandemia com fé, esperança e caridade. Se há algo que marcou positivamente essa pandemia, foi a força de Santa Dulce. Se ela conseguiu passar a sua vida junto aos mais pobres e doentes, nós conseguiremos também", disse o frei João Paulo. (Foto: Daniel Aloísio/CORREIO) Na missa, ele lembrou também que as Obras Sociais Irmã Dulce possuem um espaço de estudo que está ajudando a desenvolver uma vacina para a covid-19. "Temos um centro de pesquisa, um centro de esperança. Aqui está sendo feito todo um protocolo de estudo para desenvolvimento de uma vacina. E nós acreditamos que um dia voltaremos à aglomeração do amor e venceremos essa pandemia", completou.

Dentro do Santuário, apenas 228 pessoas puderam acompanhar a celebração: 180 no térreo e outras 48 no primeiro piso. Todos ficavam distanciados um dos outros, seguindo as marcações que foram colocadas nos bancos da igreja e no chão. "Tá muito tranquilo, muito organizado. Ajuda a gente a rezar com segurança", disse a devota Alexsandra Oliveira, 48 anos. Ela foi vestida com a camisa e a máscara de Santa Dulce. "E também trouxe uma rosa para presenteá-la em sinal de amor e esperança para um mundo melhor", afirmou.

Participações  O maestro José Maurício Moreira, 50 anos, que foi protagonista do segundo milagre de Santa Dulce oficialmente reconhecido pelo Vaticano, chegou de Recife no domingo para participar da Missa comemorativa. Ele volta só nessa quinta-feira (15). “A mesma emoção que eu senti quando votei a enxergar e no vaticano eu sinto agora. Não podia deixar de estar presente e comemorar esse dia tão emocionante. Tive a honra de estar lá no Vaticano e a emoção foi muito grande”, disse.  

O músico participou da Missa ao lado de Ana Paula Matos, que é candidata a vice-prefeita de Salvador e devota de Santa Dulce, e Maria Rita Lopes Pontes, que é superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha de Santa Dulce. Maria Rita destacou como a devoção à Santa Dulce vem crescendo desde a canonização.  “A gente percebe um aumento muito grande dessa devoção apesar da pandemia. Recebemos mensagens de todos os cantos do Brasil de pessoas que estão com mais fé na Santa Dulce dos Pobres. Passando a pandemia, creio que as pessoas virão mais para beber dessa força que vem da nossa santa”, disse.  Algumas paróquias ao redor do Brasil estão recebendo o nome de Santa Dulce e isso também é um sinal desse aumento da devoção. “Já temos paróquias em Castro Alves, Maragogipe e em São Paulo. São notícias que chegam, mensagens nas redes sociais e turistas que vêm até aqui mesmo na pandemia e tudo nos surpreende muito”, completou Maria Rita.  

Ao longo do dia festivo, outras duas Missas aconteceram no santuário, que ficou aberto o dia todo para receber os fiéis. Na missa das 16h, houve a presença do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha. Ele também enviou uma mensagem para os devotos.  

“A comemoração do primeiro aniversário da canonização de Santa Dulce é muito importante. Foi nesse dia que foi criado em Salvador o primeiro Santuário e a primeira Paróquia de Santa Dulce do mundo. Se o povo do Brasil tem motivos para se alegrar por esse dia, o povo de salvador tem mais ainda! Santa Dulce é o exemplo do que a santidade não é coisa do passado. Ela é a santa dos pobres, que nos ensina a amar os nossos irmãos, mesmo com todas as dificuldades. O Brasil e o mundo nescessita de homens e mulheres que continuem a missão dela”, afirmou.       

Confira o restante da programação da festa de 1 ano da Canonização de Irmã Dulce:  De 16 a 18 de outubro - Tríduo da Gratidão pela Canonização  08h30: Missa  10h: Exibição de programetes: Romaria da gratidão; Eu vivi a canonização; Sementes de amor e Santa Dulce mudou minha vida  10h30: Terço em honra a Santa Dulce dos Pobres  12h: Missa  15h: Terço da Misericórdia e Benção do Santíssimo Sacramento  16h: Missa  17h: Exibição de programetes: Prosa e fé; Eu vivi a canonização; Sementes de amor; Santa Dulce mudou minha vida e Romaria da gratidão