Módulo policial abandonado dá lugar a praça na Engomadeira

Equipamento no fim de linha no bairro é único com área de lazer para crianças

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 11 de junho de 2018 às 22:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Já no ritmo de aquecimento para as festas juninas, o bairro de Engomadeira era pura festa na noite desta segunda-feira (11). Ao som de seresta e com direito até a fogos de artifício, a comunidade comemorou a inauguração da Praça do fim de linha do bairro. 

No lugar onde a praça foi construída antes havia um módulo policial, que foi desocupado e não tinha serventia nenhuma para a comunidade. “Precisava mesmo desta obra. Antes aqui tinha um mau cheiro, o povo jogava lixo aí. Depois da praça ficou melhor. Teve até festa do Dia das Mães”, comentou a dona de casa Simone Aparecida, 50. 

Vida nova “Não havia nada além de um simples fim de linha aqui, que agora ganhou vida, movimento. Me encho de alegria ao ver as crianças nos equipamentos infantis, os idosos aproveitando a comunidade”, falou ACM Neto, acrescentando que a prefeitura tem feito esforços para devolver a cidade ao cidadão. 

A praça ganhou iluminação em led, equipamentos como parque infantil, academia de ginástica, pergolado, mesas de jogos e material de campanhas educativas. O investimento na obra foi de quase R$ 60 mil, tudo com recursos próprios da Prefeitura. No entorno também foram feitas obras de pavimentação asfáltica e de drenagem urbana. 

Diversão As crianças foram grandes beneficiadas da intervenção. “Hoje, depois que eu peguei minha filha e meu sobrinho na escola, eles insistiram para eu vir aqui. Eles adoram ficar nos brinquedos. Essa praça foi muito boa pra gente. Principalmente porque aqui não tinha lugar para eles brincarem”, contou a auxiliar administrativa Danúbia Franco, 29 anos, que levou a filha Ana Alice, 5 anos, e o sobrinho Lázaro, de 7 anos, para brincar.

Se antes a comunidade já se reunia no fim de linha no sábado e no domingo, depois da praça o lugar passou a ficar lotado. “Fim de semana aqui sempre está cheio. Agora tem onde a gente sentar. Ficou show de bola”, elogiou a diarista Lenice Santos, 40, que batia um papo com amigos nas mesas de jogos. 

Até o momento, a Prefeitura já inaugurou 350 praças por toda a cidade. Este ano, segundo o secretário de Manutenção Virgílio Daltro, ainda há previsão de entregar mais 80 praças. 

A Praça do fim linha da Engomadeira foi um pedido da comunidade e foi construída através do Programa Ouvindo Nosso Bairro. Os equipamentos, montagem e execução da obra são uma ação da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).