Monumento de Mario Cravo Jr. no Comércio é destruído por incêndio; veja vídeo

Monumento à Cidade do Salvador foi criado em 1970 e tem 16 metros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2019 às 16:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução
. por Foto: Beto Abreu/CORREIO

Fotos: Redes sociais O monumento Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador, de autoria do artista plástico Mario Cravo Jr. (1923-2018), localizado na Praça Cayru, no bairro do Comércio, área turística da capital baiana, foi completamente destruído por um incêndio na tarde deste sábado (21).

Segundo moradores e pessoas que trabalham na região, o fogo começou por volta das 15h30 e, em cerca de 10 minutos, tomou conta de toda estrutura. "A gente tava aqui trabalhando quando ouvimos um estouro. Aí de repente o fogo apareceu. Foi tudo muito rápido. Saímos correndo, pois ficamos com medo do fogo chegar até a gente, mas só ficou lá mesmo. A fumaça foi toda pro lado da Marinha", disse a ambulante Eonice Silva, 62 anos, que trabalha no local há 20 anos. 

Quando o Corpo de Bombeiros apareceu, por volta das 16h, o monumento já tinha sido todo consumido pelas chamas. "A gente encontrou no entorno roupas e fezes humanas e de animais. Isso indica que tinha gente que usava do espaço, provavelmente pessoas em situação de rua para o uso de drogas. Isso pode ter ocasionado o fogo", disse o tenente Jorge Luiz Sérgio, responsável pela operação de combate às chamas.

Devido as obras de requalificação da Praça Cayru, o local estava fechado por tapumes, mas havia uma porta que, segundo o tenente, era usada pelos funcionários da obra quando havia necessidade. Por outro lado, os funcionários, que não quiseram se identificar, afirmaram que a porta é constantemente arrombada por pessoas em situação de rua. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para investigar as causas do incêndio.  Foto: Betto Jr./CORREIO O prefeito ACM Neto disse lamentar profundamente a destruição do monumento e determinou que a Fundação Gregório de Mattos (FGM) reconstrua a obra originalmente criada por Mario Cravo Jr.. "A família de Mario Cravo vai doar à Prefeitura o projeto original e vamos reconstruir", anunciou Neto. 

"Além disso, a Prefeitura está à disposição dos bombeiros e da polícia para auxiliar nas investigações sobre as causas do incêndio", completou o comunicado.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a obra, que tem 16 metros de altura e foi criada em 1970, sendo tomada pelas chamas. Assista.

A fumaça decorrente do incêndio podia ser vista de diversos pontos da cidade, a exemplo do Corredor da Vitória, a cerca de cinco quilômetros de distância.

[[galeria]]