Moradora sobe no palco e dança com cantora no Carnaval nos Bairros

No total, são 10 bairros com festas e atrações diversificadas

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 25 de fevereiro de 2020 às 07:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Inácio Teixeira/Secom

Jéssica Fernanda Silva, 16 anos, mora no Curuzu e se alvoroçou toda quando soube que a cantora Larissa Luz iria se apresentar na Liberdade, no Carnaval dos bairros, nesta segunda-feira (24). Assim como ela, muita gente que quer evitar a agonia dos circuitos oficiais ou que não tem tempo para se deslocar para o Centro está aproveitando as atrações locais. Segundo a prefeitura, até domingo, 400 mil foliões tinham curtido a festa nos bairros.

O que Jéssica não esperava era ser chamada no meio da multidão para dançar no palco ao lado da cantora. “Fiquei muito nervosa e com vergonha quando ela me chamou, mas gostei muito de dançar com ela. Eu estava na Senzala do Barro Preto quando Larissa pôs o pé lá pela primeira vez. Nunca vou esquecer. Fiquei fã dela a partir daquele dia”, contou

[[Embed]]

Além de agitar as noites de quem abriu mão de ir para os circuitos oficiais da folia, os carnavais nos bairros estão promovendo alguns encontros simbólicos. Na Liberdade, por exemplo, a cantora Larissa Luz, conhecida por defender o empoderamento feminino e a negritude, ela quem agitou os moradores do bairro que é símbolo da luta pela liberdade. Público acompanha atrações na Liberdade (Foto: Inácio Teixeira/ Secom) Antes do show, Larissa conversou com o CORREIO sobre carnaval e defendeu que a festa é mais do que apenas entretenimento, e que pode ser também uma fonte de reflexão. Ela destacou a relevância de descentralizar o carnaval dos circuitos oficiais.

“Os carnavais nos bairros é levar a nossa música para um contexto diferente, mesmo uma mensagem dentro do contexto carnavalesco, uma mensagem que traz a coisa do poder preto, feminilidade, e representatividade. Então, adentrar esses espaços que a gente não costuma transitar e levar para pessoas que não conhecem a nossa história ou o nosso som é importante. É trazer a galera para o que a gente está propondo que é a construção de uma nova realidade”, afirmou.

Enquanto a cantora interpretava no palco algumas de suas canções mais conhecidas, como ‘Bonecas pretas’, e reverenciava outras artistas negras como Elza Soares, com os versos "a carne mais barata do mercado é a carne negra", da música ‘A carne’, e Margareth Menezes, com o sucesso ‘Toté de maiangá’, o público ensaiava coreografias. A Boca do Rio também teve atrações (Foto: Inácio Teixeira/ Secom) Um dos mais animados era o estilista e morador da Liberdade, Xandy Brasil. “Eu também vim no ano passado. É uma festa linda. É muito bom poder ter esse tipo de atração no bairro em que a gente mora porque a gente se diverte e ainda conhece novos artistas. A cada ano eles (organizadores) mudam alguma coisa e a festa vai ficando melhor”, contou.  

A noite na Liberdade foi de mistura de estilos. Teve o samba de Viola de Doze que abriu a programação, o pop de Larissa Luz, e o ritmo quente do Afrocidade, que subiu ao palco às 21h. Na lista ainda estavam a cantora Nessa, Wilson Café e Banda Cactus. Xandy Brasil era um dos animados (Foto: Gil Santos/ CORREIO) A mistura não foi diferente nos bairros de Cajazeiras, Pau da Lima, Itapuã, Boca do Rio, Periperi e Plataforma, onde artistas de samba, pagode, pop, axé e até forró de alternaram animando os moradores e visitantes. Há programação também no Palco do Rock, em Piatã, e no Circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina. Paripe foi o 10º bairro com atrações, mas elas se encerram no domingo de carnaval.

Nesta terça-feira (25), Igor Kannário é aguardado em Periperi, Attooxxa, na Boca do Rio, e Hiago Danadinho, em Plataforma. Itapuã terá Targino Godim, Márcia Castro e Magary Lord, entre outras atrações, e em Pau da Lima, o Fitdance promete fazer todo mundo suar. Famílias estão comparecendo no Carnaval nos bairros (Foto: Inácio Teixeira/ Secom) Confira a programação completa dos bairros:

Itapuã - Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté (Centro de Atividades) - A partir das 17hKimimo do Forró Nenho Targino Gondim Filomena Elétrica Márcia Castro Magary Lord Vitor Kelsh Liberdade - Praça Nelson Mandela - A partir das 17hFrutos Tropicais Ganhadeiras de Itapuã Geraba Sandro Coutto Lú Costa Buck Jones Chaveirinho Arrocha Rio Vermelho17h15 Orqquestra Sérgio Benutti 18h30 O quadro Pau da Lima - Praça Nossa Senhora Auxiliadora (Fim de Linha)Fitdance Samba Comunidade Rasta Chinela Rode Torres Rebeca Tarque Balada Mix ZZ Paparazzi Boca do Rio - Parque Poliesportivo - A partir das 17hÀttooxxa Forró Do Tico Carlos Pitta Cbx Samba Club Guettho É Guettho Levi Barbosa Nenho Plataforma - Praça 15 de Abril (final de linha do bairro) - A partir das 17hMotumbá Hiago Danadinho Jorge Zarath Adão Negro Zé Paulo Periperi - Praça da Revolução - A partir das 17hFitdance Vitinho Bigg Samba E Resenha Igor Kannário Isaque Gomes Afrocidade Thierry Cajazeiras - Campo da Pronaíca (Cajazeiras X) - A partir das 17hMoacir Lobo Cia do Pagode Danniel Vieira Duas Medidas Pegadeira O Karrasco