Moradores da Vila Santos de Baixo recebem geomanta de 830 metros quadrados

Equipamento vai beneficiar cerca de 500 famílias que vivem na região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 16:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Codesal

Os moradores da comunidade da Vila Santos de Baixo, no Engenho Velho de Brotas, estão dormindo um pouco mais tranquilos. A Prefeitura instalou uma geomanta em uma das maiores encostas do bairro, o que vai evitar o deslizamento de terra. São 830 metros quadrados de proteção, e a estimativa do Município é de que 500 famílias foram beneficiadas com a medida.

O prefeito ACM Neto fez a entrega oficial, nesta segunda–feira e destacou a importância das geomantas para evitar tragédias. O equipamento impede que a terra deslize e cause danos aos moradores.

“Trouxemos para Salvador aparelhos que não existiam em nossa cidade. As conquistas e os avanços ao longo desses oito anos, e o trabalho de prevenção, são notáveis. Por isso mesmo em um ano como esse, com volume histórico de chuvas, a cidade teria sido muito mais impactada e afetada se não tivesse todos esses investimentos, não apenas nas encostas, mas também no trabalho permanente de micro e macrodrenagem”, afirmou. ACM Neto e Sosthenes Macedo durante o evento (Foto: Divulgação/ Codesal) Cerca de 500 famílias moram nas imediações de uma encosta. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, contou que o investimento foi de quase R$ 115 mil.

“É a continuidade do trabalho realizado pela prefeitura de Salvador, que é um trabalho feito durante todo o ano, e não apenas nos períodos de chuva, para que nos períodos mais chuvosos nós tenhamos mais segurança. A prova disso é que com toda a chuva que tivemos ontem (domingo) nessa localidade, a vida dessa população passa a contar com uma normalidade que antes não tinha por conta dos riscos antes existentes”, disse.

Desde 2016, a Prefeitura aplicou 195 geomantas, sendo que mais 40 ordens de serviço estão em curso.