Moradores de Itaparica têm prejuízos de até R$ 500 com a falta de água

Falta de água afeta quase 23 mil habitantes da cidade há dois dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2018 às 19:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Edy Nobre

A cabeleireira Hilda André, 32 anos, passou esta quarta-feira (25) rezando para que a água voltasse a cair nas torneiras do seu salão de beleza, em Vera Cruz, distrito de Itaparica. Mas sem a água aparecer, ela foi desmarcando uma a uma as clientes que precisavam aplicar química nos cabelos, até que no final da tarde contabilizou prejuízo de R$ 500. “Tive de desmarcar mesmo porque não tem como fazer o serviço sem água. Vou ver se consigo amanhã [quinta] fazer algo para voltar a trabalhar”. 

Além de Vera Cruz, a falta de água afeta a população da sede da cidade há dois dias, o que tem gerado muita reclamação por parte da maioria dos quase 23 mil habitantes.  Em março, o fornecimento de água nos municípios de Itaparica e Vera Cruz  foi interrompido quatro vezes. 

A previsão era que o serviço fosser retomado na noite desta quarta-feira, segundo informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por meio de um comunicado. O atraso nos serviços ocorreu por conta das chuvas, “e por questão de segurança, a conclusão dos serviços de manutenção emergencial na estrutura elétrica da estação de tratamento de água de Itaparica, prevista para terminar ontem (terça), foi adiada para a noite desta quarta-feira, 25, a partir de quando o fornecimento será retomado de forma gradativa”.

Só quem não tem reclamado muito, por enquanto, é quem tem reservatório em casa. “Ainda está dando para aguentar sem a água”, disse o comerciante Airton Cavalcante, 52, morador do centro da cidade. “Tenho um reservatório de 2 mil litros em casa e não faço muito uso de água. Então, pelo menos por esses dias, não deu para esvaziar, mas espero que volte logo”, declarou.

A balconista de farmácia Itamara Xavier, 40, contou que tem dois reservatórios de água em casa, com 5 mil litros, cada. Ela mora no bairro Alto do Santo Antônio. “Não tive problemas ainda porque tenho esses reservatórios, mas a falta de água aqui é constante, sobretudo no final do ano e no Carnaval, quando tem mais pessoas na cidade. Já teve até cinco dias sem água aqui na época de Carnaval”, afirmou.

A Prefeitura de Itaparica informou, por meio da assessoria de comunicação, que quando ocorre a falta de água na cidade as pessoas têm recorrido à Fonte da Bica, que fica localizada no centro da cidade e é abastecida por uma nascente natural.

A nota explica ainda que a falta de água nesses dois dias não levou maiores problemas para o funcionamento dos serviços públicos. O Ministério Público da Bahia informou que ainda não foi provocado sobre o problema da falta de água em Itaparica e, por isso, não abriu inquérito para apurar o problema.