Morre em Salvador desembargador aposentado Antônio Maron Agle

Ex-professor da Ufba, ele atuou na Justiça do Trabalho; causa da morte não foi divulgada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2020 às 13:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: OAB-BA/Divulgação

Morreu em Salvador, neste domingo (14), o desembargador aposentado Antônio Maron Agle. A causa da morte não foi divulgada. O desembargador atuou por seis anos - de 1994 a 2000 - na Justiça do Trabalho (TRT5), órgao que lamentou a morte de Maron Agle em nota, salientando sua "valiosa contribuição para a Justiça do Trabalho".   Ele também foi procurador do Trabalho, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Escola de Magistrados da Justiça do Trabalho (Ematra-BA). Presidiu ainda a Casa da Cultura e o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA, além do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB). Foi também secretário de Justiça do Estado da Bahia durante o governo de Antonio Carlos Magalhães. Antônio Maron Agle foi professor da Ufba e desembargador da Justiça do Trabalho (Foto: OAB-BA/Divulgação) Em nota, a OAB-BA também lamentou a morte do desembargador. Ele foi conselheiro da Ordem e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina: "A OAB-BA deseja a todos os amigos e familiares que tenham força para atravessar esse momento", diz a OAB-BA.

"Registramos a importância de Dr. Antônio Maron Agle como exemplo de culto aos preceitos éticos e no domínio da ciência jurídica, na atuação de sua brilhante carreira como advogado e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, sempre observando os princípios da moral individual, social e profissional", diz outra nota da Ordem, desta vez assinada pelo Tribunal de Ética e Disciplina.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (Caab) também manifestou pesar pela morte: "Registramos a importância do professor Maron Agle para a Acedemia e para a comunidade jurídica, atuando com excelência como advogado", diz a nota. "A diretoria da Caab externa sinceros votos de pesar aos familiares, alunos e amigos nesse momento de tristeza e saudade", completa.

O corpo de Antônio Maron Agle foi sepultado na  tarde deste domingo (14), às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.