Morre o ator e professor de teatro Fernando Neves

Formado em Direção Teatral, Fernando Neves foi professor de teatro do Colégio Estadual Severino Vieira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2020 às 19:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Fernando Neves, um dos mais renomados atores do teatro baiano, morreu nesta sexta-feira (26). Segundo relatos de amigos ao CORREIO, Neves foi vítima de complicações da covid-19.

Natural de Belém (PA), onde começou a atuar, em 1955, Fernando Neves encenou diversos espetáculos na Bahia, como “O sonho” e “Check-up”, que ficou em temporada entre 1977 a 1987 no Teatro Gamboa. 

Formado em Direção Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neves foi professor de teatro do Colégio Estadual Severino Vieira e diretor de teatro infantil da Ufba durante três anos. 

Para Fernando Guerreiro, Neves "era um cara muito generoso". "Quando subia no palco sua alma transbordava emoções genuínas, na coxia era um colega especial, dedicado e atencioso. Foi meu mestre e de vários artistas do tablado. Fernando Neves vai deixar saudade, muita saudade!".

O diretor Gil Vicente Tavares também lamentou a perda. "Saramunga, obrigado por insistir numa profissão tão sofrida até o fim. Um ator nunca morre, vira repertório. Agora, você é mais um ponto de luz iluminando o palco da nossa história. Bom saber que vou lembrar de você sempre rindo e feliz", escreveu em uma rede social.

A atriz Jane Santa Cruz, que contracenou com Fernando Neves, fez uma homenagem ao ator em seu perfil no Instagram.

Ver essa foto no Instagram

E nessa travessia que é a vida, o nosso Mano, Fernando Neves, acaba de trasladar a outro plano... As pessoas passam por nossas vidas. Não importa se essa passagem dura 5min ou décadas, o que importa é como elas nos cativam e como nós cativamos elas. Eu sou grata em, por duas vezes, ter vivido histórias com Fernando, ambas no audiovisual. Aqui, registros entre pai e filha no filme Ao Mar, que também tem Fernando Santana no elenco. O filme fala sobre amor, sobre respeitar o tempo das coisas, sobre o deixar ir... E sempre que nos víamos, Neves me chamava de Mana, como chama a tod@s, mas também chamava de filha, e lembrávamos desses momentos de cumplicidade em cena e nos Sets. E riamos. Ele com certeza está reencontrando outr@s Man@s! Valeu demais Mano! #fiqueemcasaparasalvarvidas #teatro #teatrobaiano #cinemabrasileiro

Uma publicação compartilhada por Jane Santa Cruz (@janesantacruz) em

O ator Ednei Alessandro também prestou sua homenagem e lembrou a atuação de Neves como Quincas Berro D'Água, personagem lendário de Jorge Amado. Veja abaixo.