Morre o ex-presidente do Bahia Fernando Schmidt

esportes
04.05.2020, 06:56:51
Atualizado: 04.05.2020, 16:01:49
(Divulgação/EC Bahia)

Morre o ex-presidente do Bahia Fernando Schmidt

Ele estava internado no Hospital Jorge Valente, devido a problemas neurológicos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Morreu na madrugada desta segunda-feira (4), o ex-presidente do Bahia Fernando Schmidt, aos 76 anos. Ele estava internado no Hospital Jorge Valente desde o último dia 23, segundo nota divulgada pelo clube.

Ele foi hospitalizado em decorrência de problemas neurológicos, e convivia há décadas com um quadro de diabetes. 

Schmidt foi o primeiro presidente da era democrática do Esquadrão, eleito pelo voto direto dos sócios no dia 7 de setembro de 2013. Ele também foi ministro interino do Trabalho e Emprego, entre julho e agosto de 2003, vereador de Salvador e secretário de governo do Estado da Bahia.

“Schmidt personificou a democratização do Bahia, unindo os grupos de oposição no seu entorno. Emprestou a sua experiência de vida e futebol pelo propósito de abrir o Bahia para o torcedor. Só quem viveu 2013-2014 sabe o tamanho do desafio que ele precisou enfrentar. Obrigado, Presidente. Seu nome está eternizado na história”, afirmou o vice-presidente do Bahia, Vitor Ferraz.

Prefeito de Salvador, ACM Neto também lamentou a morte de Fernando Schmidt. “Homem público que prestou relevantes serviços à cidade de Salvador, como vereador, e à Bahia, como secretário de Estado”, disse Neto. O prefeito destacou também a participação de Schmidt “na formação de uma frente ampla, formada por diversos setores representativos da sociedade baiana, que garantiu a implantação de eleições livres e diretas em um dos clubes de futebol mais amados do Brasil, o Bahia". 

Outro que se manifestou foi o governador Rui Costa. “Com muita tristeza, nos despedimos hoje de Fernando Schmidt. Como vereador, ministro e secretário de Estado, no governo Jaques Wagner, ele sempre se destacou pela correção e coerência. Schmidt foi um ser humano íntegro, generoso e leal aos amigos”, disse em rede social.

O sepultamento será realizado às 15h desta segunda, no Cemitério do Campo Santo.

Confira a nota de pesar divulgada pelo Bahia:

"A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Fernando Roth Schmidt, que faleceu no início da madrugada desta segunda-feira (4), em Salvador, aos 76 anos.

Primeiro presidente da era democrática do Esquadrão, eleito pelo voto direto dos sócios no dia 7 de setembro de 2013, também comandou o Tricolor na histórica conquista do heptacampeonato estadual e na construção do Centro de Treinamento do Fazendão, ambas em 1979.

Schmidt estava internado no Hospital Jorge Valente desde o último dia 23, em decorrência de problemas neurológicos, e convivia há décadas com um quadro de diabetes.

Na política, foi ministro interino do Trabalho e Emprego, entre julho e agosto de 2003, assim como vereador na capital baiana e secretário de governo do Estado da Bahia.

Entre os feitos dos 15 meses de sua mais recente gestão, além do título baiano de 2014, pavimentou o processo de recuperação e ampliação do patrimônio azul, vermelho e branco. “É com muita emoção que faço o anúncio dessa negociação (retomada do Fazendão e da Cidade Tricolor) como legado deste mandato-tampão, de pouco mais de um ano, que estamos concluindo”, disse na época.

E lembrou: “Recebemos o clube com zero em caixa, zero em patrimônio, zero em documentos, zero em planejamento, zero em transparência, quase zero em sócios”. Toda a evolução administrativa e esportiva saboreada pelo Bahia Democrático, nacionalmente reconhecida e exaltada, iniciava-se ali.

“Schmidt personificou a democratização do Bahia, unindo os grupos de oposição no seu entorno. Emprestou a sua experiência de vida e futebol pelo propósito de abrir o Bahia para o torcedor. Só quem viveu 2013-2014 sabe o tamanho do desafio que ele precisou enfrentar. Obrigado, Presidente. Seu nome está eternizado na história”, afirmou o vice-presidente Vitor Ferraz, que ingressou no clube naquele período, a seu convite.

O sepultamento será realizado às 15h de hoje, no Cemitério do Campo Santo."

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matheus-buente-troca-chatice-academica-pelo-humor-para-contar-a-historia-de-salvador/
Lives do humorista e professor de História são fontes de informação e diversão na quarentena; veja vídeos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais