Morre Sergio Paulo Rouanet, autor da lei de incentivo à cultura, aos 88 anos

Ex-ministro da Cultura era diagnosticado com Parkinson

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2022 às 13:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-ministro da Cultura, Sergio Paulo Rouanet, morreu neste domingo (3) no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ao lado de sua esposa, a filósofa Barbara Freitag, ele criou da Lei de Incentivo à Cultura no Brasil, a Lei Rouanet.

Sergio Paulo Rouanet era diagnosticado com Mal de Parkinson. A informação sobre seu falecimento foi confirmada pelo Instituto Roaunet: "É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações", escreveu.

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.